1ª Conferência sobre Autismo tem mais de 130 inscritos
Evento ocorre hoje, das 8 às 12 horas, no auditório do Citfor

A 1ª Conferência Intersetorial sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será realizada hoje, das 8 às 12 horas, no auditório do Citfor, tem mais de 130 inscritos. A informação é da terapeuta ocupacional Maiára Gomes de Freitas, que será uma das apresentadoras do evento e representará a Secretaria Municipal de Saúde.
“Estamos com uma expectativa muito boa para essa conferência, tivemos muitas pessoas interessadas em participar”, comentou.
O evento, que atraiu público do município e até de cidades vizinhas, contará com palestras, debates e apresentações de propostas que tratam da causa.
Promovido pela Associação Família Formiga Azul, em parceria com a Prefeitura Municipal, a conferência tem como tema “Construindo a rede a ampliando horizontes na neurodiversidade” e busca construir coletivamente uma cidade mais inclusiva para as pessoas com o Transtorno Espectro Autista.
Confira a programação e quem são as 12 pessoas envolvidas no evento
7h30 – Credenciamento
8 horas – Abertura e composição da mesa, com as apresentadoras Maiára Gomes de Freitas e Renata Nunes Pereira.
Renata trabalha como assistente executivo de Defesa Social na Penitenciária de Formiga, é graduada em Direito pela PUC Minas e tem uma filha autista de 7 anos. Ela representa a Associação Família Formiga Azul.
Mediador: João de Castro, que é bacharel em ciências humanas/sociais, professor da rede Municipal de ensino e pai de um filho autista. Ele representa os pais de autistas.
8h10 – TEA e o cenário epidemiológico – Dr. Caio de Cássio Bernardes, que é médico na UBS do Sagrado Coração de Jesus; é graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com pós-graduação em psiquiatria pela Faculdade Ipemed de Ciências Médicas. Ele representa a Secretaria Municipal de Saúde.
8h25 – A rede de cuidado na saúde – Luciana Emília de Faria, que é fonoaudióloga atuante na E-Multi de Formiga e responsável técnica pela Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Ela representa a Rede Municipal de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
8h40 – A assistência na rede municipal de ensino – Débora Bessas, que é pedagoga, graduada Letras e Educação Especial e especialista em LIBRAS, Inspeção Escolar, Psicopedagogia, Tecnologias e Educação a Distância e Análise do Comportamento Aplicada - ABA. É diretora do Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (CEMAP) e professora de graduação e pós-graduação no Unifor-MG. Ela representa a Rede Municipal de Educação.
8h55 – A assistência na rede estadual de ensino – Marcella Aguiar Alves Ferreira, que é pedagoga, especialista em psicopedagogia clínica e neuropsicopedagogia e professora na Rede Municipal de Passos. Atualmente, exerce as funções de técnica pedagógica no Centro de Apoio Especializado e analista pedagógica na SRE de Passos, no setor do SAI - Serviço de Apoio a Inclusão. Ela representa a Rede Estadual de Educação.
Mesa 2 – Trabalho, lazer, família e garantia de direitos
Mediadora: Maria Aparecida de Almeida, que é graduada em pedagogia e pós-graduada em educação inclusiva e mãe de um filho autista. Atualmente, atua como professora de apoio na rede municipal de educação. Ela representa os pais da Associação Família Formiga Azul.
9h45 – Os direitos da pessoa com TEA – Dr. Pedro Gustavo Pires Faleiro, que é graduado em Direito pela UFMG e advogado em Formiga, atuando também na Aspra – Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais e na Aproscom – Associação dos profissionais da segurança pública do Centro-Oeste de Minas. Ele representa a Comissão de Direitos Humanos da OAB.
10 horas – A vida cotidiana e de trabalho do adulto com TEA – Cristhiane Belo de Souza, graduada em pedagogia pelo Unifor-MG e em educação especial e inclusiva pela Faveni, onde também fez pós-graduação em educação especial e inclusiva. Atualmente, trabalha na Prumo Engenharia. Ela representa as pessoas com TEA.
10h15 – Acompanhante terapêutico a pessoa com TEA – Luciana Maria Teles Silva, que é graduada em pedagogia pela Universidade de Franca, pós-graduada em especialização em intervenção ABA aplicada no TEA e em especialização em atendimento educacional especializado pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Atualmente, cursa psicologia pelo Unifor-MG. Ela representa os acompanhantes terapêuticos.
10h30 – Assistência social, desenvolvimento humano e a comunidade no espectro do autismo – Luciane Ribeiro, que é assistente social, graduada em Serviço Social pelo Unifor-MG, pós-graduada em instrumentabilidade do Serviço Social pela Unisav Viçosa. Atualmente, trabalha como coordenadora do CRAS 3 que fica no Bairro Souza e Silva. Ela representa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.