1º Liraa do ano começa na próxima segunda-feira

Todos os bairros da cidade serão visitados pelos agentes de controle de Endemias do Município

1º Liraa do ano começa na próxima segunda-feira
No último Liraa de 2022, 81,4% dos focos do Aedes aegypti foram encontrados em residências




Será realizado entre os dias 23 e 30 de janeiro o primeiro Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) deste ano. Os trabalhos são feitos por agentes de controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a Prefeitura, todos os bairros da cidade serão visitados.
No último Liraa de 2022, realizado em novembro, o município apresentou “médio risco” para uma epidemia de dengue, com índice de infestação predial de 3,0. Segundo as estatísticas, quando o resultado dá entre 0 a 0,9, é situação de baixo risco; de 1,0 a 3,9 é médio risco e acima de 4,0 é alto risco.
Durante o levantamento, foi observado que, para cada 100 imóveis, 3 tinham foco do mosquito. O trabalho foi realizado em 1.719 imóveis entre residências, terrenos baldios, comércios e outros. A maioria dos focos foi encontrada nas residências, 81,4% do total. Predominaram os focos, em primeiro lugar, no lixo doméstico (recipientes plásticos, latas, garrafas, sucatas e outros), seguido por depósitos móveis (pratos de plantas, bebedouros, baldes), depósitos ao nível do solo (tanques, tambores e outros) e depósitos fixos, como calhas, ralinhos e pneus.  

DENGUE
O jornal questionou o Departamento Municipal de Comunicação sobre os números apurados de casos positivos e notificações de dengue no ano passado, porém a resposta foi de que “o Setor de Endemias ainda não finalizou os relatórios referentes aos
dados da dengue em 2022. O trabalho será concluído nos próximos dias”.