3ª Vice-Presidência do TJMG participa do 1º Encontro Regional Sudeste do Fonamec

3ª Vice-Presidência do TJMG participa do 1º Encontro Regional Sudeste do Fonamec
Da esq. para a dir., a desembargadora Denise Bomfim (TJAC), a desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes (TJSP), o conselheiro do CNJ Giovanni Olsson, a juíza Valeria Lagrasta (TJSP), a desembargadora Ana Paula Caixeta e o juiz Marcus




A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) participou, em 31/8, do 1º Encontro Regional Sudeste do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec). O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), teve como objetivo apresentar programas de pacificação de conflitos e fomentar estratégias participativas, bem como metodologias de construção coletiva de propostas.

Not---Desa-Ana-Paula--1-Encontro-Regional-Sudeste-do-FONAMEC._1.jpg
Da esq. para a dir., a desembargadora Denise Bomfim (TJAC), a desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes (TJSP), o conselheiro do CNJ Giovanni Olsson, a juíza Valeria Lagrasta (TJSP), a desembargadora Ana Paula Caixeta e o juiz Marcus Vinícius do Valle (TJMG) (Crédito: Klaus Silva/TJSP)

O encontro proporcionou um ambiente profícuo em debates e discussões abordando temáticas relevantes, que espelham os desafios enfrentados pelos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

Participaram do encontro, pelo TJMG, a 3ª Vice-Presidente do TJMG e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinicius Mendes do Valle, e a servidora Mariana Horta Petrillo, assessora do Serviço de Apoio ao NUPEMEC (Seanup). Também esteve presente o Vice-Presidente do Fonamec e juiz do TJMG, Dr. Juliano Carneiro Veiga.

Fórum de Discussões e Palestras

Durante o evento foram apresentados painéis e palestras. A coordenadora do Nupemec/SP, desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, e a juíza coordenadora do Cejusc Central, Maria Rita Rebello Pinho Dias, apresentaram os projetos idealizados e executados pelo Nupemec/SP.

Not---Desa-Ana-Paula--1-Encontro-Regional-Sudeste-do-FONAMEC._3.jpg
Encontro proporcionou um ambiente profícuo em debates e discussões abordando temáticas relevantes (Crédito: Klaus Silva/TJSP)

Representando Minas Gerais, o juiz Marcus Vinicius Mendes do Valle compartilhou experiências por meio da apresentação "Cejuscs Especializados e Redes Colaborativas – Desafios e Caminhos".

Pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, abordando a "Necessidade da Escola de Mediação para o Desenvolvimento da Política Pública da Consensualidade – A Experiência da Escola de Mediação do Rio de Janeiro", falou o desembargador César Felipe Cury, Coordenador do Nupemec/TJRJ.

Pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, expuseram a desembargadora Janete Vargas Simões, supervisora do Nupemec e a instrutora de Mediação e coordenadora do Nupemec/TJES, Isabella Dalla Sily Casagrante.

A pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Daniela Monteiro Gabbay, apresentou palestra sobre o tema "Mediação e Política Judiciária de Solução de Conflitos: pesquisa empírica do Fonamec".

Not---Desa-Ana-Paula--1-Encontro-Regional-Sudeste-do-FONAMEC._4.jpg
Assessora do Serviço de Apoio ao Nupemec (Seanup), Mariana Horta Petrillo, 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, vice-presidente do Fonamec, juiz do TJMG Juliano Carneiro Veiga e o juiz Auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, Marcus Vinicius do Valle Crédito : Lucas Claudiano / TJSP )

O encontro também contemplou debates pertinentes sobre o Programa Estadual de São Paulo de Combate ao Superendividamento e contou com a participação da OAB/SP, que incentivou o engajamento dos advogados em processos de conciliação. Além disso, teve a presença da Polícia Militar, apresentando projeto de mediação comunitária e sua relação com os tribunais.

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow





Nosso site usa cookies. Para continuar navegando em nosso site, você estará aceitando nossos termos de uso e cookies Leia mais aqui...