63º Batalhão PM realiza operação de combate a crimes cibernéticos

Desde quinta-feira, dia 30, além de reforçar o policiamento, militares estão realizando ações educativas, preventivas e repressivas para orientar a população

63º Batalhão PM realiza operação de combate a crimes cibernéticos
Militares do Batalhão estão entregando folders alusivos à operação e prestando orientações à comunidade




O 63º Batalhão de Polícia Militar de Formiga iniciou nessa quinta-feira, dia 30, a operação “PMMG 250 anos: combate aos crimes cibernéticos”, que ocorre através de ações educativas, preventivas e repressivas. Além de reforçar o policiamento, a iniciativa tem como objetivo orientar a população e evitar delitos dessa natureza nas proximidades de agências bancárias e instituições financeiras, bem como comércio e pessoas em geral.

Conforme divulgou a PM, com apoio da Base de Segurança Comunitária, o Batalhão realizou a entrega de folders alusivos à operação e está prestando orientações à comunidade. “O crime cibernético, fenômeno de alcance mundial, tem registrado nos últimos anos um crescimento expressivo, devido ao elevado número de potenciais vítimas, à dificuldade de identificação/localização dos autores e à complexidade de adoção de ações preventivas eficazes. Caracterizado pelo uso de recursos tecnológicos, esse tipo de crime abrange atividades ilícitas diversas, muitas ainda sem tipificação penal definida, o que exige interpretações jurídicas específicas. Entre os crimes mais comuns registrados pela Polícia Militar encontram-se a invasão de dispositivo informático, furto, extorsão e estelionato”, explicou.

Segundo a polícia, o Sistema de Segurança Pública enfrenta desafios significativos, já que esses crimes ocorrem em um ambiente virtual que escapa às dinâmicas do policiamento convencional, exigindo adaptações institucionais no uso de tecnologias e em estratégias operacionais para aprimorar a prevenção e o combate a essas práticas, garantindo maior proteção à população.

“Nesse contexto, a Polícia Militar desenvolve estratégias e ações voltadas para a prevenção de crimes cibernéticos, por meio da divulgação de orientações e dicas de segurança direcionadas à população, além da realização de operações específicas relacionadas a essa temática, como por exemplo a Campanha ‘Se deu dúvida, é golpe!’, que tem como objetivo conscientizar a população mineira, especialmente os idosos, sobre golpes de estelionato praticados no ambiente online, como transferências PIX realizadas erroneamente, promoções falsas, falsos atendentes de banco, cupons de desconto fraudulentos e boletos falsificados”, destacou.