900 domicílios formiguenses ainda não responderam ao Censo
Número corresponde a 3% dos imóveis existentes em Formiga

A agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Formiga informou nesta quarta-feira, 28 de dezembro, que famílias de 900 domicílios formiguenses ainda não responderam à pesquisa do Censo Demográfico 2022. Esse número corresponde a 3% dos imóveis existentes no município, que gira em torno de 30 mil.
Segundo o instituto, o motivo para a falta da coleta de dados nesses domicílios é a ausência de moradores. Iniciada no dia 1º de agosto, a pesquisa em Formiga está perto de ser finalizada, com mais de 90% do trabalho concluído. Para o fim dela, falta apenas algumas comunidades rurais e residências na zona urbana onde não foram encontrados os moradores.
“A população recenseada chegou a 64.504, mas temos uma pequena taxa de ausentes que iremos voltar. Então, esse número irá aumentar”, disse o agente censitário municipal do IBGE, Lucas Paim Frade, que informou ainda que a taxa de pessoas por domicílio em Formiga está em 2,7.
A coleta de dados é feita por recenseadores que possuem o crachá de identificação com número de matrícula, CPF e QR code, dados que podem ser conferidos pelo site do IBGE. Para confirmar a identidade do recenseador, basta acessar o site https://respondendo.ibge.gov.br/verifique-a-identidade-do-entrevistador.html.
No Censo deste ano, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, e o ampliado, com 77 perguntas e é respondido por cerca de 11% dos domicílios. A seleção da amostra que responderá o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no DMC do recenseador.
Disque-Censo 137
Para agilizar a pesquisa do Censo, o IBGE criou o Disque-Censo 137, que começou a funcionar na terça-feira, 27 de dezembro, em Minas Gerais. Com isso, os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu a pesquisa devem ligar para este número. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8 horas às 21h30.
No Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o serviço foi lançado no dia 30 de novembro e já recebeu mais de 430 chamadas até o dia 23 passado.
Conforme divulgou a “Agência Minas”, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8 horas às 21h30.
Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.
A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.
Segundo o IBGE, nenhuma informação do questionário é passada ao solicitante, tampouco é mencionado o nome de outros moradores do endereço informado.
Formiga tem 68.099 habitantes, aponta prévia do Censo 2022
Formiga tem 68.099 habitantes, Minas Gerais 20.732.660 e o Brasil 207.750.291. Isso é o que aponta a prévia do Censo 2022, divulgada nesta quarta-feira, 28, pelo IBGE. Os dados foram calculados com base nos questionários respondidos até o dia 25 de dezembro. Também foi utilizado o resultado prévio nos municípios onde a coleta já havia terminado, além de uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.
As informações divulgadas foram entregues ao TCU para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A tabela com a população estimada para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.).
Conforme o instituto, a divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao IBGE fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o instituto entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.