A acupuntura nos animais

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

A acupuntura nos animais
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




A acupuntura estimula vários processos fisiológicos por meio de sinalização neural, e embora seja usada desde os tempos antigos entre os humanos, animais conseguem desfrutar dessa prática de cura.

A acupuntura envolve a inserção de pequenas agulhas em pontos precisos do corpo, o que estimula a circulação sanguínea e promove a cura. O animal deve estar muito quieto durante este processo, então os veterinários trabalharam com os animais para se sentir calmos durante o procedimento de 20 minutos.

“A acupuntura era usada para aliviar qualquer dor muscular, articular ou nervosa e para tentar estimular a recuperação do nervo ciático. A acupuntura foi incorporada a um programa de reabilitação física bastante intensivo para ajudar os animais a andar novamente”.

Sinalizando a crescente aceitação da acupuntura no tratamento veterinário convencional animais de todas as espécies também podem receber tratamento com acupuntura. 

Como um exemplo nesse caso, o pinguim, chamado Ernie, tinha artrite que dificultava a natação. Depois de uma sessão de acupuntura de 10 minutos, Ernie entrou na água como um pássaro muito mais jovem, de acordo com seu tratador “Ver seus pés em uma posição melhor e andar melhor e ver sua vida se tornar mais confortável significa o mundo, você sabe”

 

Acupuntura funciona para o controle da dor

Poucas pesquisas foram feitas para validar a eficácia da acupuntura na medicina veterinária, embora uma revisão sistemática de 2006 tenha revelado "evidências encorajadoras" de que a acupuntura foi eficaz para dor cutânea e diarreia, bem como algumas evidências de que pode funcionar para lesão da medula espinhal, síndrome de Cushing, função pulmonar, hepatite, etc.

Um estudo mais recente de 2021 foi igualmente encorajador, observando: “A prática da acupuntura está se tornando cada vez mais popular na medicina veterinária, especialmente como um método de alívio da dor”.

A revisão descobriu que uma série de mecanismos moleculares existem para explicar por que a acupuntura funciona para aliviar a dor, incluindo "uma variedade de sistemas de mensagens celulares nos níveis local, segmentar (espinhal) e suprassegmental (cérebro)" - representando um "nível de três camadas” Sistema de alívio da dor.

Além disso, eles observaram, “a acupuntura também pode ajudar a reverter as alterações de neuroplasticidade desadaptativa induzidas por estados de dor crônica”.

A International Veterinary Acupuncture Society (IVAS), entretanto, afirma que a acupuntura pode ser usada com sucesso para tratar uma variedade de condições em pequenos animais, incluindo:

·Problemas musculoesqueléticos, como artrite ou doença do disco intervertebral

·Problemas respiratórios, como asma felina

·Problemas de pele, como granulomas em lambedura e dermatite alérgica

·Problemas gastrointestinais, como diarreia

·Certos problemas reprodutivos

 

Buscando acupuntura para seu cão ou gato

A acupuntura representa uma ferramenta importante para veterinários integrativos que pode ser útil para uma ampla gama de transtornos, desde dores e convulsões até problemas de ansiedade e mobilidade.

Cada vez mais, é possível encontrar acupunturistas veterinários que atenderão cães, gatos e outros animais de estimação, inclusive répteis. Lembre-se de que a eficácia das sessões depende muito do nível de habilidade do profissional, bem como do número e da duração dos tratamentos.

Quanto ao que esperar após um tratamento, alguns animais têm benefícios quase imediatos, enquanto outros podem parecer piores por até 48 horas após uma sessão ou sonolentos por 24 horas. Isso não é motivo para alarme. Conforme observado pelo IVAS, "Esses efeitos são uma indicação de que algumas mudanças fisiológicas estão se desenvolvendo e, na maioria das vezes, são seguidos por uma melhora na condição do animal."

 

Dra. Lu Barbosa

Nutróloga e Acupunturista Pet

CRMV8267

Formiga-MG