Acupuntura em animais para o controle da dor

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Acupuntura em animais para o controle da dor
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Poucas pesquisas foram feitas para validar a eficácia da acupuntura na medicina veterinária, embora uma revisão sistemática de 2006 tenha revelado "evidências encorajadoras" de que a acupuntura foi eficaz para dor cutânea e diarreia, bem como algumas evidências de que pode funcionar para lesão da medula espinhal, síndrome de Cushing, função pulmonar, hepatite, etc.

Um estudo mais recente de 2021 foi igualmente encorajador, observando: “A prática da acupuntura está se tornando cada vez mais popular na medicina veterinária, especialmente como um método de alívio da dor”.

A revisão descobriu que uma série de mecanismos moleculares existem para explicar por que a acupuntura funciona para aliviar a dor, incluindo "uma variedade de sistemas de mensagens celulares nos níveis local, segmentar (espinhal) e suprassegmental (cérebro)" - representando um "nível de três camadas” Sistema de alívio da dor.

Além disso, eles observaram, “a acupuntura também pode ajudar a reverter as alterações de neuroplasticidade desadaptativa induzidas por estados de dor crônica”.

A International Veterinary Acupuncture Society (IVAS), entretanto, afirma que a acupuntura pode ser usada com sucesso para tratar uma variedade de condições em pequenos animais, incluindo:

· Problemas musculoesqueléticos, como artrite ou doença do disco intervertebral

· Problemas respiratórios, como asma felina

· Problemas de pele, como granulomas em lambedura e dermatite alérgica

· Problemas gastrointestinais, como diarreia

· Certos problemas reprodutivos

 

Buscando acupuntura para seu cão ou gato

A acupuntura representa uma ferramenta importante para veterinários integrativos que pode ser útil para uma ampla gama de transtornos, desde dores e convulsões até problemas de ansiedade e mobilidade.

Cada vez mais, é possível encontrar acupunturistas veterinários que atenderão cães, gatos e outros animais de estimação, inclusive répteis. Lembre-se de que a eficácia das sessões depende muito do nível de habilidade do profissional, bem como do número e da duração dos tratamentos.

Quanto ao que esperar após um tratamento, alguns animais têm benefícios quase imediatos, enquanto outros podem parecer piores por até 48 horas após uma sessão ou sonolentos por 24 horas. Isso não é motivo para alarme. Conforme observado pelo IVAS, "Esses efeitos são uma indicação de que algumas mudanças fisiológicas estão se desenvolvendo e, na maioria

Dra. Lu Barbosa - Nutróloga e Acupunturista Pet

CRMV8267 - Formiga-MG