Agronegócio: Formiga é 1º lugar em Minas Gerais em nível tecnológico na produção de soja

Entre as cinco cidades mais produtivas ainda estão Capinópolis, Araguari, Tupaciguara e Uberaba, todas no Triangulo Mineiro

Agronegócio: Formiga é 1º lugar em Minas Gerais em nível tecnológico na produção de soja
A soja é o principal grão produzido em Minas Gerais e o processo de produção dela é feita a partir de etapas




Formiga é hoje a cidade com a maior média de produção de soja em Minas Gerais, chegando a 4.012 quilos por hectare. Em segundo lugar, vem Capinópolis, com 3.931 quilos por hectares. Em terceiro, Araguari; em quarto, Tupaciguara, e em quinto, Uberaba, com 3.900 quilos por hectares cada. Todas elas ficam no Triangulo Mineiro.

A lista foi publicada pelo portal EEmovel Agro – Inteligência de Mercado Agro, de Cascavel/PR. A revelação foi feita pelo portal após análise de nível tecnológico com base em produtividade e área plantada. 

O estudo foi feito em municípios com área colhida de soja superior a 10 mil hectares nos últimos 5 anos e segmentação por produtividade histórica. Em Formiga, a área plantada corresponde a 15.400 hectares.

De acordo com o portal, “os números da pesquisa demonstram um grande potencial das regiões de Minas e são fundamentais para estratégias de crescimento em negócios e aprimoramento da produção”.

A produção

A soja é o principal grão produzido em Minas Gerais, juntamente ao milho, os quais representam 91,5% da produção de grãos do estado. As primeiras lavouras de soja em Minas Gerais foram semeadas no final da década de 1950, nos vales dos Rios Grande e Paranaíba.

Segundo o portal “Terra Magna”, o processo de produção de soja é feita a partir de etapas. São elas: planejamento agrícola, preparo, semeadura, manejo, colheita, beneficiamento do grão e armazenamento.

TOP 5 dos municípios mineiros com maior produtividade mediana de soja

1° Formiga (Centro-Oeste de Minas) - 4.012 kg/ha 

2° Capinópolis (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba) - 3.931 kg/ha

3° Araguari (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba) - 3.900 kg/ha

4° Tupaciguara (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba) - 3.900 kg/ha

5° Uberaba (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba) - 3.900 kg/há