Alimentos podem prejudicar ou curar os animais

Alimentos podem prejudicar ou curar os animais
Dra. Lu Barbosa é Nutróloga Pet




A alimentação é a base sobre a qual se constrói uma boa ou má saúde. É importante que os donos de cães entendam que a comida tem a capacidade de curar ou prejudicar os membros de quatro patas da família, dependendo do tipo e qualidade da nutrição que fornecemos. Na minha experiência, uma dieta caseira cuidadosamente balanceada, crua ou levemente cozida, apropriada para a espécie, é a maneira ideal de nutrir cães.

O maravilhoso das dietas caseiras é que você escolhe os ingredientes a dedo. Você conhece a qualidade da carne que seu cachorro está comendo porque você mesmo a selecionou. 

Se você oferece uma alimentação crua, as refeições do seu animal de estimação contêm todas as enzimas, ácidos graxos essenciais e fitonutrientes normalmente destruídos durante o processamento de cozimento. A comida caseira também oferece flexibilidade para fornecer muita variedade nutricional. Você pode incluir frutas frescas da estação e vegetais do próprio jardim.

O objetivo de alimentar seu cachorro seria imitar sua dieta ancestral o mais próximo possível. Minha recomendação é alimentar com o máximo de alimentos frescos e não processados ​​​​que você puder pagar. Pesquisas mostram que oferecer qualquer quantidade de comida fresca para o seu cão é benéfico.

O senso comum nos diz que nossos corpos e os de nossos animais de estimação precisam de mais do que uma dieta constante de fast food para serem saudáveis.

Se você não puder alimentar com uma dieta de alimentos frescos para seu melhor amigo canino, considere alimentar de 2 a 4 refeições de alimentos frescos por semana ou 1 refeição de ração normal para animais de estimação e 1 refeição de alimentos frescos todos os dias. Se isso não for viável, tente oferecer lanches frescos como alternativa.

O importante é dar pequenos passos para fornecer a melhor dieta possível para seu companheiro canino.