ALMG oficializa Formiga como Capital Estadual da Linguiça

Projeto de lei que confere o título ao município foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira

ALMG oficializa Formiga como Capital Estadual da Linguiça
O vereador Luiz Carlos Tocão indicou e o deputado estadual Professor Cleiton apresentou a proposta à Assembleia Legislativa de Minas




A cidade de Formiga foi reconhecida oficialmente como a “Capital Estadual da Linguiça”. Nesta terça-feira, 14 de maio, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, por unanimidade, com 39 votos, o Projeto de Lei 840/2023, que concede o título ao município.

A proposta é de iniciativa do deputado estadual Professor Cleiton/PV e foi indicada pelo vereador Luiz Carlos Tocão com o objetivo de reconhecer Formiga como a "Terra da Linguiça" pela sua tradição gastronômica.

Para Tocão, a partir dessa iniciativa, o município vai se desenvolver economicamente, alavancando as vendas, aumentando o consumo e atraindo um maior público para o tradicional Festival da Linguiça de Formiga, evento que consta no site oficial de turismo do estado e cujos pratos têm a iguaria formiguense como o principal ingrediente.

“O presente projeto tenta trazer um reconhecimento histórico para a cidade em função dessa importante tradição gastronômica e da relevância que a linguiça tem para a cultura e economia de Formiga”, destaca o deputado Professor Cleiton.

Segundo ele, esse título de Capital Estadual da Linguiça tem o condão de trazer mais legitimidade e reconhecer a cultura e a história da cidade, além de fazer com que o turismo gastronômico seja incentivado, o que gera emprego, renda e traz o conhecimento da história que formou essa importante cidade do estado de Minas.

"Agradeço ao Cidadão Honorário de Formiga, deputado estadual Professor Cleiton, pela importante parceria e atenção dispensada ao nosso município, destinando importantes emendas parlamentares e na defesa do uso múltiplo das águas de Furnas", ressaltou o vereador Luiz Carlos Tocão.

Em nota, o prefeito Eugênio Vilela comentou a conquista. “Esse novo título é o reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pelos diversos empreendedores que atuam na produção dos vários tipos de linguiça que atraem a atenção para o município e estão presentes na mesa de muitas famílias brasileiras. Em Formiga, para enaltecer ainda mais a iguaria, a Administração Municipal realiza o tradicional Festival da Linguiça, que, a cada edição, reúne grande público. O título de Capital Estadual da Linguiça é mais um dos motivos para que Formiga seja visitada”.

História da linguiça de Formiga

O Projeto de Lei aprovado (840/2023) pela ALMG traz um pouco da história da linguiça de Formiga. Ele cita a passagem do cientista francês Auguste de Saint-Hilaire pelo município entre os anos de 1779 a 1853, tendo registrado tudo em um diário de viagem publicado na França.

“No retrato da paisagem e dos costumes do Brasil daquele início do século XIX, ele [o cientista] relata que a economia do município de Formiga tinha como base o algodão, mas eram os ‘porcos’ que geravam a principal riqueza com os embutidos de carne, pois não havia sistema de refrigeração naquela época. Além de ser um saboroso alimento, a produção da linguiça era então fonte de renda e geração de empregos. Segundo historiadores, antigas fábricas de banha (gordura animal – suína), instaladas na cidade usavam as sobras para produzir linguiças frescas e defumadas, que eram vendidas para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. O produto ficou conhecido como ‘linguiça de Formiga’, e a cidade ganhou o título de ‘Formiga, terra da linguiça’. Com o surgimento do óleo vegetal, as fábricas de banha acabaram sendo fechadas. Desempregados, os ex-funcionários começaram então a fazer a linguiça nos fundos de quintais. E, a partir daí, vieram as indústrias que vendem a linguiça de Formiga no Mercado Central de Belo Horizonte e nos mercados do Rio, São Paulo e Brasília. Em muitos bares e restaurantes das capitais e, principalmente de Brasília, a linguiça de Formiga é destaque nos cardápios”.

Em outubro de 2005, a linguiça de Formiga foi manchete da revista ‘a par’ e, na foto de capa, a iguaria formiguense exposta no Mercado Central, em Belo Horizonte