Alunos de escola municipal gravam ‘rap’

Atividade, desenvolvida em Pontevila, é uma das ações do projeto ‘Nossa Rádio Point do Sucesso’

Alunos de escola municipal gravam ‘rap’
Projeto conta com o apoio do secretário de Cultura, Alex Arouca, que disponibiliza seu estúdio para a gravação




Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Florêncio Rodrigues Nunes (Pontevila) fizeram, no dia 28 de março, a gravação de um “rap”, que é uma das ações do projeto “Nossa Rádio Point do Sucesso”.

O projeto foi implantado em 2001, na gestão da diretora Fátima Belo, pelo então professor de língua portuguesa, Rodrigo Gonçalves de Oliveira, que lecionava para o 9º ano do ensino fundamental. Em 2004, a professora Gisele Heloísa de Oliveira passou a coordenar o projeto “Rádio Pointe do Sucesso”, contando com o apoio dos professores de língua portuguesa da instituição, bem como da direção da escola, Secretaria de Educação e Esportes e de outros parceiros.

Durante a gravação, os alunos foram acompanhados pela professora Gisele e pela diretora escolar Jaqueline Alves.

Em 2002, foi realizado um concurso entre os alunos para escolha da música-tema da rádio, um “rap”. Desde então, ele é apresentado todos os anos pelos alunos do 9º ano, participantes do projeto. A autoria da música é do ex-aluno Fábio Alves e, desde o ano de 2017, o projeto conta com o apoio do secretário de Cultura, Alex Arouca, que disponibiliza seu estúdio para a gravação.

Por meio da Rádio Point do Sucesso, durante o ano, os alunos formam equipes em que executam funções de locutores, operadores de som e secretários. Assim, durante o recreio do turno matutino, eles seguem uma pauta semanal com diferentes conteúdos e gêneros musicais e, de acordo com a professora Gisele, “o recreio fica mais animado”. Com boa música, mensagens, notícias, desafios, a qualidade de comunicação na Escola Florêncio Rodrigues Nunes é potencializada em conformidade com as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), promovendo a cooperação e o protagonismo do aluno na aprendizagem.