Alunos de escola pública de Santa Luzia visitam exposição de Fernando Velloso, no TJMG


Alunos de 4 e 5 anos da Escola Municipal José Augusto Resende, da cidade de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, visitaram nos dias 26 e 27/6 a exposição das obras do artista Fernado Velloso, na Galeria de Arte do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Os 35 alunos que visitaram a exposição foram acompanhados pela supervisora pedagógica Lucilene Lourenço da Silva e pelas professoras Márcia Pimenta, Priscila Esteves, Viviane Rismo, Gelcilene Aparecida de Carvalho e Marília da Silva Ferreira de Figueiredo.
A marchand do artista, Tanit Alvim, mostrou detalhes das obras, como materiais utilizados e a técnica de montagem e pintura. Os alunos foram instigados a comentar sobre as impressões ao verem as telas. Nesse exercício, eles expressaram o sentimento e o que o primeiro olhar apresentava: similaridades com objetos conhecidos, como diamantes, montanhas, escadas, banquinhos, janelas e arco-íris, bandeirolas e balões de festas de São João, pipas, cata-ventos, tabuleiros de jogos de damas e toquinhos.
A pequena Hadassa, ao entrar no espaço observando a galeria, exclamou: "Que lindo!". Para ela, assim como para Ana Luísa e Helena, a obra mais bonita era a composição geométrica em azul. Miguel, o primeiro a identificar os quadros pendurados no alto, gostou mais "daquele comprido", que, para Heitor, se for virado, "parece um teclado musical". Benjamin gostou do degradê que vai do azul-escuro ao laranja, lembrando o amanhecer ou o anoitecer, conforme a direção em que se olha.
Luan reconheceu a letra inicial de seu nome em algumas pinturas: "Tem um L ali!". Mas a peça preferida de pelo menos meia dúzia de crianças em cada uma das turmas foi o quadro que harmoniza formas triangulares e folhas de ouro

Para a professora Márcia Silva Pimenta, a visita vai marcar a trajetória das crianças. "O ganho do público para o qual nós lecionamos e suas famílias é enorme. Muitos habitualmente não têm acesso a este tipo de manifestação cultural nem oportunidade de se encontrar com artistas e profissionais da área. Esta foi a única chance, até o momento, na vida de vários meninos. Como nas classes estamos trabalhando, dentro do projeto ‘Era Uma Vez’, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santa Luzia, com artistas mineiros e brasileiros, foi algo bastante prazeroso. Acredito que isso vai enriquecê-los a ponto de eles levarem a experiência para a vida adulta", disse a professora.
De acordo com a galerista Tanit Alvim, a iniciativa do TJMG é muito bem-vinda, pois proporciona aos artistas mineiros um local de alta circulação de públicos variados. "A Galeria de Arte oferece às pessoas, de modo atraente e não impositivo, o contato com esse universo", disse.

As crianças foram recepcionadas, nos dias 26 e 27/6, pela marchand do artista, Tanit Alvim; pela servidora do TJMG Cultural, Cláudia Elias; e por Raíssa Vieira Brasil e Júnior Nascimento, do Centro de Relações Públicas.

As próximas exposições na Galeria de Arte serão dos artistas Andreia Aparecida Silva Donadon Leal e Paulo Carvalho Ferreira.

Veja o álbum de fotos da visita dos alunos.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG