Alunos do IFMG são medalhas de prata em competição nacional de foguetes
52ª Jornada de Foguetes ocorreu entre os dias 5 e 8 de agosto, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro

Quatro alunos do IFMG Campus Formiga são vice-campeões da 52ª Jornada de Foguetes, uma competição nacional realizada entre os dias 5 e 8 de agosto, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Felype José de Menezes e Maria Eduarda Vieira Fernandes, do primeiro ano do curso técnico de administração, e Gabriel José Alves do Couto e Lucas Malaquias Bispo Silva, do primeiro ano do curso técnico de informática, foram levados para a disputa pelo professor orientador Anderson Augusto Freitas, que ministra a disciplina de física.
Os foguetes levados pelos estudantes do IFMG para a competição foram feitos com materiais recicláveis, como garrafas PET. Segundo o professor, o evento reuniu estudantes de todo o país e, além da competição de foguetes, contou com oficinas e palestras. “Nas oficinas, os estudantes aprenderam a construir e lançar diferentes tipos de foguetes feitos a partir de materiais simples”, comentou Anderson.
Para o professor, a participação no evento foi uma experiência incrível. “Os estudantes, já no seu primeiro ano no IFMG, tiveram a oportunidade de participar de um evento científico nacional, onde estavam reunidas as melhores equipes do país na modalidade de foguetes feitos com garrafas PET. Nos três dias de evento, eles permaneceram imersos em um ambiente de muito aprendizado, no qual tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, trocar experiências, construir e lançar foguetes de diferentes tipos e participar da competição nacional. O aprendizado foi muito significativo tanto em termos do conteúdo assimilado durante a participação das oficinas e palestras como no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Entre elas, destaco o desenvolvimento da autonomia, o trabalho em equipe, a apresentação de trabalhos em público, a utilização de diferentes técnicas para projetar e construir os foguetes e a resolução de problemas de forma prática e criativa”, comentou.
Os alunos receberam medalhas de prata e um troféu pelo segundo lugar na Jornada de Foguetes. Eles e o professor Anderson ainda ganharam vários kits didáticos para a construção de foguetes. Além disso, foi doado ao IFMG Campus Formiga um Galileoscópio (pequeno telescópio refrator produzido em massa, projetado com a intenção de aumentar o interesse público em astronomia e ciência; foi desenvolvido para o Ano Internacional da Astronomia 2009).
“A conquista das medalhas de prata e do vice-campeonato nos motivam ainda mais a continuar com esse projeto, aplicando os conhecimentos adquiridos e envolvendo cada vez mais estudantes”, ressaltou Anderson.
Segundo ele, os alunos pretendem utilizar os kits que ganharam para realizar oficinas de foguetes, tanto no campus quanto nas escolas da região. “O intuito é levar os conhecimentos adquiridos a outros estudantes, compartilhando as experiências vivenciadas na Jornada de Foguetes e permitindo, assim, que eles também possam participar de competições e eventos como esses”, completou.
OPINIÃO DOS ESTUDANTES
O estudante Felype José de Menezes disse que a Jornada de Foguetes foi uma viagem que mudou sua vida pessoal e acadêmica. “Nunca pensei que iria tão longe por causa de um foguete de garrafa PET. Durante a Jornada, descobri qual área profissional eu realmente quero seguir. Desde o momento em que voltei já me sinto um verdadeiro astrônomo. Lá aprendi coisas que, até no momento, escola nenhuma poderia me ensinar. Aprendi a fazer foguetes de papel; cano PVC e garrafa PET. Também aprendi que é ganhando experiência e compartilhando ideias que podemos evoluir”, relatou.
O estudante Gabriel José afirmou que essa experiência foi inspiradora e muito enriquecedora. “Durante minha viagem, tive a oportunidade de aprender os princípios da montagem e aerodinâmica dos foguetes. Nunca pensei que pudesse construir e lançar meu próprio foguete em tão pouco tempo. Essa experiência prática e conhecimento teórico fortaleceram mais minha compreensão de foguetes e me motivou muito a participar no ano que vem de mais uma edição desse evento e levar mais colegas”, comentou.
João Canalle, os estudantes do IFMG Maria Eduarda Fernandes e Felype José, o professor Anderson e uma colaboradora do evento
Além da competição, houve palestras e oficinas, onde os alunos aprenderam a construir e lançar diferentes tipos de foguetes
Os alunos do IFMG Campus Formiga preparando os foguetes para serem lançados na competição