Alzheimer em cães
Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Nossos cães podem desenvolver demência canina. Vamos dar uma olhada em alguns dos precursores da doença.
A inflamação crônica é a principal causa de dano ao cérebro e existem várias causas de inflamação crônica.
Vacinas
As vacinas podem causar inflamação crônica, desregulao sistema imunológico e substitui uma resposta mediada por células saudáveis por um sistema imune humoral hiperpolarizado e com inflamação crônica. Se isso acontecer, a inflamação crônica pode resultar em um ciclo de doença crônica, incluindo neuroinflamação.
Lesões cerebrais traumáticas por micro-hemorragias ou mini-AVC podem ocorrer após a vacinação. Ambos iniciam uma resposta pró-inflamatória. Esse é o precursor da doença auto-imune.
Esses sangramentos são tóxicos para os neurônios e matam as células do cérebro. Esse dano altera a liberação de neurotransmissores e hormônios endógenos, levando a doenças endócrinas. Para evitar isso, evite vacinas inseguras e desnecessárias.
Dieta
Os alimentos processados são altamente inflamatórios. Alimentos como amidos, carboidratos e açúcares, resultam em inflamação. Esses alimentos foram destacados como um precursor substancial da neuroinflamação. Por causa da ração, os cães não têm os alimentos frescos muito importantes, com probióticos e enzimas necessárias para uma vida saudável.
"Fortalecer" esses alimentos industrializados com vitaminas e minerais sintéticos não ajuda, pois promove a inflamação tanto quanto (ou pior do que) os medicamentos.
Estresse
O estresse é outro grande fator de inflamação. O hipocampo tem o maior número de receptores de cortisol de todos os órgãos e o estresse causa a produção de cortisol. O resultado é o encolhimento do hipocampo, causando déficits de memória, cognição e demência.
A preservação do hipocampo é portanto o controle do estresse. Exercício e meditação são duas das melhores maneiras de combater o estresse - e sim, seu cão se beneficiará do seu tempo meditando. Muitas pessoas experimentam tanto o estresse que estão em constante excitação simpática - no modo de luta ou fuga. Quando você está nesse modo, o corpo não consegue se curar. Os animais assumem os mesmos estados energéticos emocionais de seus donos.
É inegável que todas essas coisas são problemáticas e representam significativo risco para os nossos cães. Então, após ter clareza sobre esses fatos, deixe-me dizer como reverter a situação, ou pelo menos evitar a progressão da doença com dicas naturais e simples:
Suplementos alimentares que ajudam na recuperação da demência incluem:
·curcumina (ou açafrão)
·L-carnitina
·vitamina D3
·broto de brócolis
·ginkgo biloba
·ashwagandha
·ginseng
Outra dica, aproveite a quarentena e saia na natureza com seu cachorro, respire e se exercite! Seu cão também precisa de sono restaurador, exercícios suficientes, controle do estresse e fazer coisas que o façam feliz - para vocês dois!
Dra. Lu Barbosa
Nutróloga Vet
CRMV 8267