Aprovado e sancionado projeto que institui a Semana da Consciência Negra em Formiga

Comemoração será em novembro, no mesmo período em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra

Aprovado e sancionado projeto que institui a Semana da Consciência Negra em Formiga
Vereadores reunidos com representantes da comunidade negra em Formiga após a aprovação do projeto




A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião ordinária de segunda-feira, dia 4, o Projeto de Lei 663/2023, que cria a Semana da Consciência Negra em Formiga. A proposta é de autoria do vereador Luiz Carlos Tocão/PSB e institui a semana no mesmo período em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). O projeto se tornou a Lei nº 6.195/2024, sancionada pela prefeita em exercício Adriana Prado e publicada nesta sexta-feira, 8 de março, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

A apreciação e aprovação do projeto foram acompanhadas por várias pessoas que estavam presentes na reunião da Câmara. Segundo o Legislativo, esse projeto de lei representa um avanço significativo para a valorização e reconhecimento da comunidade negra no âmbito municipal e reflete um compromisso com a promoção da igualdade racial, da diversidade e da inclusão, criando um espaço para celebrar a história, a cultura e as contribuições dos afrodescendentes para a sociedade formiguense.
“A Semana da Consciência Negra será um momento para reflexão, celebração e educação, promovendo atividades que visam disseminar o conhecimento sobre a história e a luta do povo negro, além de incentivar o respeito à diversidade e o combate ao racismo em todas as suas formas”, destacou o Legislativo em nota.