Artista plástica formiguense expõe obras em Belo Horizonte

Maria José Boaventura participa da primeira mostra do coletivo de artistas da Casa Palma

Artista plástica formiguense expõe obras em Belo Horizonte
Maria José com uma de suas obras que estão expostas na Casa Palma




A artista plástica formiguense Maria José Boaventura foi convidada e teve obras de seu portifólio selecionadas para integrar a primeira exposição do coletivo de artistas da Casa Palma, em Belo Horizonte. A mostra, que foi inaugurada no dia 29 de junho, com a presença do coletivo de artistas e também de músicos, como os integrantes da banda Pato Fu, fica aberta até o dia 30 de setembro, com entrada gratuita.

Segundo Maria José, ela participa da exposição com sete obras, sendo duas pinturas acrílicas sobre tela (Rito e Vestido de Alegria), que fazem parte da sua série “A experiência da essência no caos da contemporaneidade”, e cinco pinturas com a técnica têmpera, que retratam paisagens e o abstrato, e um livro objeto, que se trata de uma caixa onde há referências de seus trabalhos.

“A Casa Palma era do conceituado artista plástico Fernando Palma, que faleceu em 2018. Um dos pedidos deixados por ele em vida foi de que essa casa se transformasse em um lugar para acolher a arte. O seu único filho, Júlio Palma, acatou esse pedido e há um ano a Casa Palma tem funcionado como um local que propaga a arte, o design e a gastronomia. A residência, onde Fernando tinha seu ateliê, conta com 23 ambientes. O coletivo ocupa dois deles com a exposição”, contou Maria José.

Segundo ela, Fernando Palma já esteve em Formiga expondo seus trabalhos. “Trabalhamos juntos entre 2004 e 2008. Ele foi um médico cirurgião-plástico que deixou a medicina para viver de arte e era fera como artista. Foi muito bonito o que o filho dele, Júlio, fez de criar esse espaço para os artistas, que é raro de se ver. Júlio está na casa recebendo muito bem os visitantes na exposição.”

A formiguense disse que 20 artistas de várias localidades do Brasil e um francês participam da exposição com suas obras. “Estou muito feliz em participar desse coletivo e desta primeira exposição na Casa Palma. Muito bom poder levar arte para o mundo”, comentou.

A exposição ocorre de segunda a sábado, de 11 às 19 horas. Para quem tiver interesse em visitá-la, a Casa Palma está localizada na Rua Monte Alegre, 225, no Bairro Serra.

Fernando Palma, que deixou uma casa em BH para acolher a arte, já expôs obras em Formiga. Nesta foto, ele aparece pintando uma tela na Praça São Vicente Ferrer