Assembleia Legislativa de Minas realiza campanha ‘Desligue o Telefone’

Assembleia Legislativa de Minas realiza campanha ‘Desligue o Telefone’
Objetivo é evitar que consumidores caiam em golpes aplicados por meio de ligações telefônicas - Foto: Techtudo




O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou a campanha “Desligue o Telefone”, que incentiva os consumidores, principalmente os idosos, a simplesmente desligarem o telefone e ignorarem mensagens de e-mails e aplicativos realizadas por pessoas que se identificam como gerente de banco ou representante de alguma empresa de telemarketing.

A campanha alerta para algumas situações em que os telefones devem ser desligados imediatamente. São elas:

- Se a pessoa que está na linha se identificar como gerente de banco, diga que prefere conversar pessoalmente e desligue o telefone;

- Se a pessoa disser que é do setor de segurança do banco e que houve uma movimentação atípica na sua conta;

- Se a pessoa disser que é da central de atendimento e que foi detectada uma compra de alto valor em seu cartão de crédito;

- Se a pessoa te oferecer algum produto ou serviço ou disser que você tem direito à devolução de juros e seguros cobrados indevidamente;

- Se a pessoa disser que você está com o nome negativado no SPC ou Serasa.

Conforme divulgado, se quem recebeu a ligação não desligar o telefone, os golpistas, que são bem articulados e pacientes, vão tentar ganhar a confiança de seus interlocutores aos poucos. Eles, que já têm a maioria de seus dados pessoais e bancários, vão querer saber outros; poderão ainda lhe pedir para realizar alguma operação financeira e fazer um empréstimo bancário em seu nome, sem sua autorização.