Auxílio Brasil: Famílias beneficiárias participam de oficinas sobre ‘condicionalidades’ do programa

Descumprimento de compromissos pode resultar em advertência, bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefício

Auxílio Brasil: Famílias beneficiárias participam de oficinas  sobre ‘condicionalidades’ do programa
Pelo menos uma vez ao ano, beneficiários precisam atualizar dados no Cadastro Único




Descumprimentos de “condicionalidades” do Programa Auxílio Brasil em Formiga levaram a Prefeitura a promover oficinas sobre o tema. Elas foram realizadas em novembro e dezembro pela coordenadora do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil no município, Amanda Silva, e foram direcionadas aos participantes do Serviço de Atendimento e Atenção Integral à Família (Paif) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Em nota, a Prefeitura ressalta que as famílias que descumprirem os compromissos assumidos com o Programa Auxílio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertência, bloqueio, suspensão até o cancelamento do benefício.

“Através das condicionalidades citadas, o poder público desenvolve serviços ofertados nas áreas de educação, saúde e assistência social à população em situação de pobreza e extrema pobreza, identificando quadros de vulnerabilidades entre as famílias. O intuito dos serviços e acompanhamentos ofertados é de que as famílias tenham conhecimento da importância em cumprir seus compromissos, superar a vulnerabilidade e contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes e para que os estudantes de famílias do Auxílio Brasil concluam a educação básica”, destacou o Executivo em nota.