Auxílio Brasil: Famílias beneficiárias participam de oficinas sobre ‘condicionalidades’ do programa
Descumprimento de compromissos pode resultar em advertência, bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefício

Descumprimentos de “condicionalidades” do Programa Auxílio Brasil em Formiga levaram a Prefeitura a promover oficinas sobre o tema. Elas foram realizadas em novembro e dezembro pela coordenadora do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil no município, Amanda Silva, e foram direcionadas aos participantes do Serviço de Atendimento e Atenção Integral à Família (Paif) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Em nota, a Prefeitura ressalta que as famílias que descumprirem os compromissos assumidos com o Programa Auxílio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertência, bloqueio, suspensão até o cancelamento do benefício.
“Através das condicionalidades citadas, o poder público desenvolve serviços ofertados nas áreas de educação, saúde e assistência social à população em situação de pobreza e extrema pobreza, identificando quadros de vulnerabilidades entre as famílias. O intuito dos serviços e acompanhamentos ofertados é de que as famílias tenham conhecimento da importância em cumprir seus compromissos, superar a vulnerabilidade e contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes e para que os estudantes de famílias do Auxílio Brasil concluam a educação básica”, destacou o Executivo em nota.