Banco de alimentos fecha 2023 com mais de 400 toneladas doadas
Volume foi 71% maior que o de 2022 e o sucesso foi tamanho que os alimentos, além de abastecer famílias e entidades de Formiga, foram enviados a outros municípios

Um dos motivos que o formiguense tem para ter orgulho de sua cidade é o BMA (Banco Municipal de Alimentos), um órgão extremamente bem organizado que tem o nobre objetivo de combater a fome e evitar o desperdício de alimentos. Um levantamento feito durante esta semana chegou a números impressionantes. Em 2023, foram captados e distribuídos 401.642 kg de alimentos, volume 71% maior que o de 2022.
Segundo o BMA, tudo foi encaminhado, através dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a famílias em situação de vulnerabilidade e a entidades e equipamentos públicos da rede socioassistencial do município. O sucesso foi tamanho que os alimentos ainda foram enviados a outros municípios da região.
De acordo com o próprio Banco, os alimentos são sempre captados por meio de diversas ações, como gincanas, exposições e shows dos mais diversos, assim como em parcerias com produtores, empresas, comerciantes, entidades como a Mesa Brasil Sesc, Bancos da Rede Metropolitana de BH, da Rede Barcos, Ceasa, Associação dos Tomatecultores de Carmópolis, Associação dos Produtores de Bananas de Delfinópolis, Certifica, Batata 10 e Supermercados Super Sô. Também há doações da sociedade civil com colheitas das unidades do Projeto Horta Urbana e do Projeto Feira Solidária. Existem também produtos adquiridos de produtores da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.
Em nota distribuída à imprensa, a diretora de Segurança Alimentar, Adriana Oliveira, ressaltou que o grande volume de doações “é fruto do trabalho sério desenvolvido pela Administração Municipal em prol da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no município”. “Ao longo dos anos, o BMA vem realizando um trabalho de busca ativa de potenciais doadores, conseguindo assim aumentar e fidelizar o número de parceiros. Agradecemos a todos os parceiros pela generosidade e apoio em nossa missão”, comentou.
O BMA
O Banco Municipal de Alimentos foi fundado em 2007. Durante todos os anos, os trabalhos são no sentido de se conseguir sempre novos doadores e de fidelizar doadores de grande porte, isso com o auxílio atento da Emater-MG.
Toda semana, é fornecido um caminhão de bananas por produtores da cidade de Delfinópolis e de tomates por produtores de Carmópolis de Minas, também vem um caminhão de batatas da região de Pontevila e outro do Ceasa em Belo Horizonte.
A logística aplicada é de muita eficiência, todas as entidades da cidade são beneficiadas. O que é perecível e que chega na semana é distribuído na mesma semana. Os trabalhos não param. Não há estoque, o alimento chega e, imediatamente, é feita uma pré-análise dele. Existe uma câmara fria em pleno funcionamento que armazena o necessário por, no máximo, dois dias, o que praticamente impede qualquer tipo de descarte.
Estoque apenas do que é arrecadado em eventos, como óleos e produtos embalados e enlatados. Eles são guardados com fiscalizações de prazos de validade e servem para emergência das entidades, como Santa Casa e Asilo.
Assim como o que chega a mais em Formiga é distribuído para outras cidades por meio de uma Rede de Banco de Alimentos, o BMA das Areias Brancas também recebe doações de outras localidades do que por ventura venha a receber a mais do que se necessita.
“Podemos falar com tranquilidade que em Formiga só passa fome quem não procura o lugar certo. Quem procurar o Cras, que é a porta de entrada, vai ser atendido pelo Banco de Alimentos”, disse à reportagem o coordenador do BMA, Anuar Teodoro Alves.
O Banco Municipal de Alimentos fica na Rua Nossa Senhora da Abadia, 574 – fundos, no Bairro Água Vermelha. Os telefones são (37) 3329-1812 e (37) 99988-1342.