Banco de Alimentos inicia implantação de duas novas hortas urbanas
Hortas estão sendo plantadas em parceria com as escolas Pio XII e Tonico Leite

O Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Formiga deu início, nesta semana, à implantação, de duas novas hortas urbanas: na Escola Municipal Papa Pio XI e na Escola Estadual Professor Tonico Leite (GOT).
O trabalhos começaram na segunda-feira, dia 8, quando a equipe do Projeto Horta Urbana realizou o plantio de mais de 300 mudas de hortaliças na Escola Pio XII. Foram plantadas mudas de alface, couve, repolho, beterraba, cenoura, cebolinha, salsinha, espinafre e tomate, além de algumas ervas medicinais, como camomila, hortelã e erva cidreira.
A implantação da horta é fruto do "Projeto Florescer", idealizado e coordenado pela professora Elisane Cunha, no qual os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam, aprendendo além do manejo da horta, a importância da produção e do consumo de alimentos saudáveis.
Já na terça-feira, dia 9, foram plantadas no GOT 205 mudas de alface, alho poró, brócolis, cebolinha, couve e salsinha. O projeto é uma parceria do BMA com as escolas Angelita Gomes Pereira e Tonico Leite, conduzido pelos professores Diego Silva, Raíck Santos e Suyanne Simões, com o apoio da diretora Nayara de Menezes.
Participaram do plantio, alunos do 5º ano da Escola Municipal Angelita e dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de Tempo Integral da Escola Professor Tonico Leite.
O Projeto Horta Urbana é desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos de Formiga (BMA) em parceria com o Unifor-MG e a Carmeuse Brasil, contando com o apoio da Emater-MG e Germinar Mudas. O projeto busca promover a produção de alimentos de maneira agroecológica e com uso racional da água, já tendo implantado diversas hortas no município, conduzidas em parceria com associações de moradores, escolas e entidades.