Base de Atendimento do Creas será implantada na Delegacia de Polícia Civil em Formiga
População terá acesso ao serviço a partir da próxima quarta-feira, dia 25

Em reunião realizada na quarta-feira, 18 de janeiro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ampliou o convênio celebrado com o Poder Executivo Municipal de Formiga, para fins de instalação de uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) dentro das instalações da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil.
Com a medida, que se inicia na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, a Polícia Civil disponibilizará ao órgão municipal uma sala equipada, onde as vítimas de violência doméstica serão acolhidas por uma assistente social e psicóloga. O espaço atuará em consonância com as atividades investigativas da PCMG, de forma a evitar a revitimização.
O encontro, realizado na sede da Delegacia Regional, contou com a participação do delegado regional em Formiga, Danilo César Basílio, da vice-prefeita do município, Adriana Prado, e dos secretários municipais de Desenvolvimento Humano e Administração e Desenvolvimento Econômico, Anuar Teodoro e Millena Ribeiro.
Na oportunidade, o delegado regional ressaltou a importância da medida. “A partir de agora, forneceremos um atendimento completo às vítimas de violência doméstica, não só com aparato policial e jurídico, mas também assistencial e psicológico, no momento de maior aflição”, disse Danilo César.
“A violência doméstica e a prática de crimes sexuais contra as mulheres, infelizmente, é uma realidade. Apesar dos dados alarmantes em todo território nacional, muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades. Em Formiga, em ação conjunta da Administração Municipal com a Polícia Civil, será implantada na Delegacia Regional uma Base de Atendimento do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) para acolhimento e atendimento psicológico e de assistência social das vítimas”, destacou a Prefeitura em nota.