Beach Tennis: Vice-campeã mundial, formiguense disputará Campeonato Brasileiro
Hérica Melissa Duarte foi convocada para jogar na categoria ‘40+’, entre os dias 20 e 24 deste mês, em Vitória, no Espírito Santo

A formiguense Hérica Melissa Duarte, de 47 anos, que é vice-campeã do Mundial de Beach Tennis, disputado em setembro deste ano, em Muravera, Sardinia, na Itália, foi convocada para o Campeonato Brasileiro de Beach Tennis. Ela jogará na categoria “40+”, entre os dias 20 e 24 deste mês, em Vitória, no Espírito Santo.
Segundo Hérica, a convocação aconteceu através de um ranking mineiro feito o ano todo, com torneios em que ela disputou e ficou bem colocada. “Tenho treinado e me dedicado muito a esse esporte. Darei o meu melhor para trazer um bom resultado, mas já me sinto vitoriosa por representar Minas Gerais nesse torneio de nível nacional. Com certeza será uma experiência incrível para a minha vida, como pessoa, professora e atleta”, comentou a formiguense.
O mundial
Entre os dias 11 e 15 de setembro, Hérica disputou o Mundial de Beach Tennis com jogos solo, na categoria “simples”, em que ficou com o segundo lugar, e em dupla, na categoria “40+”, com outra brasileira chamada Luciane, em que perdeu na semifinal para uma dupla de italianas.
Segundo Hérica, na categoria “simples”, ela venceu três jogos, passando da fase de grupos. “Daí, eu fiz uma quarta de final, uma semifinal muito difícil com uma garota de 13 anos, que ‘voava’ em quadra e jogava muito. Custei a vencer dela, mas consegui. Por fim, fui para a final com uma jovem brasileira de 16 anos que foi campeã no ano passado, nessa mesma categoria. Ela corre muito em quadra também. Perdi dela no jogo e fiquei com a prata. Já na categoria ‘40+’, eu e Luciane não conseguimos vencer a dupla italiana, que tem um entrosamento grande em quadra e joga junto há mais de 15 anos e estão acostumadas com os ventos do local”, explicou a formiguense.
Convocada em julho deste ano para a Seleção Brasileira de Beach Tennis, Hérica foi ao Mundial acompanhada de seu marido, o fisioterapeuta Morgan Pereira Costa, mais conhecido como Guga.
Quem é Hérica
Nascida e criada na Rua Lassance Cunha, no Bairro Quinzinho, Hérica é filha do relojoeiro Laury Pereira Duarte e da saudosa servidora pública, Marlene Campos Duarte, e tem duas irmãs: Riziane Kênia Duarte, funcionária do Saae, e Kelle Nara Duarte, servidora municipal aposentada da Educação.
A vida estudantil da formiguense foi nas escolas estaduais Rodolfo Almeida, Joaquim Rodarte e Polivalente e no Colégio Aplicação, hoje denominado Colégio Unifor. Já adulta, cursou ciências biológicas no Unifor e fez pós-graduação em gestão empresarial pela JK Brasília.
No entanto, sua paixão sempre foi o esporte. Desde pequena, praticou várias modalidades, acompanhando suas irmãs que também eram atletas. Ela foi aluna do saudoso Pavão, da Praça de Esportes. “Ele me ensinou a ser esportista de verdade, me incentivou a ter raça e a acreditar em mim. Pavão nos deixou um legado incrível. Levo no coração as palavras dele ‘Sejam adversárias na quadra e amigas na vida’”, recordou Hérica.
O Beach Tennis chegou na vida da formiguense em 2021, quando o praticou pela primeira vez no Country Clube de Formiga, durante suas férias. “Em janeiro de 2022, esse esporte chegou a Lavras, cidade onde moro há 11 anos, e eu me apaixonei. Desde o início, tive muita facilidade com o Beach Tennis. É um esporte muito divertido. Sempre digo que, quando piso na areia, a sensação é de que estou de férias, na praia, brincando”, comentou.
Ainda de acordo com a formiguense, logo que foram iniciados os torneios de Beach Tennis na região ela começou a participar. “No primeiro torneio que participei, já busquei meu primeiro troféu, o de bronze. Depois disso, não parei mais. Já acumulo 18 troféus de ouro, 10 de prata e 3 de bronze”.
Segundo Hérica, até o ano passado, ela trabalhava na área da beleza, mas o Beach Tennis mudou sua vida profissional. Desde outubro de 2023, atua como professora desse esporte na Olaria Beach, em Lavras.
“Sempre tive facilidade em ensinar e passar meus conhecimentos e minhas experiências para as pessoas que estão iniciando no Beach Tennis é motivo de muita alegria para mim. Meu propósito é unir pessoas através desse esporte que tanto amo. Estou conseguindo realizá-lo cada dia mais”, contou Hérica.
A origem do Beach Tennis
O Beach Tennis foi criado a partir do frescobol e incrementado na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje, ele é praticado em diversos países e o órgão internacional que é responsável pela modalidade é a IFBT – International Federation of Beach Tennis, a qual realiza diversos campeonatos.
No Brasil, o Beach Tennis chegou em 2008 e é praticado em diversas cidades, até mesmo naquelas que não possuem praias. O país já é a segunda potência no esporte, ficando atrás apenas da Itália.
O Beach Tennis pode ser disputado sozinho ou em dupla, usando raquete e bola padronizadas. O jogo ocorre em quadra de areia e o objetivo de cada jogador é devolver a bola recebida, sem tocar no chão e com apenas uma raquetada, para o campo adversário. O jogo segue a mesma contagem do tênis convencional, mas com o "no-add" (sem vantagem).