Bernardes de Faria fecha depois de 77 anos
Encerramento das atividades da instituição ocorrerá no dia 31 de dezembro devido ao número reduzido de alunos

Após 77 anos de atividade em Formiga, a Escola Estadual José Bernardes de Faria fechará suas portas. A data para o encerramento dos trabalhos da instituição é 31 de dezembro deste ano. A confirmação dessa informação foi dada nesta segunda-feira, dia 11, pelo próprio estabelecimento de ensino.
Localizada na Rua Iago Pimentel, no Bairro Sagrado Coração de Jesus, a Escola José Bernardes de Faria foi fundada em 1946 e por ela passaram milhares de alunos, que hoje são professores, médicos, dentistas, advogados e outros profissionais espalhados pelo Brasil. A instituição encerrará as atividades por um único motivo: o número reduzido de alunos.
Segundo a atual diretora da escola, Elvicinara Kenedy de Castro Silva, atualmente, a instituição tem 55 alunos, distribuídos nos 6º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio. O número de profissionais que trabalham na escola é 48. “A Superintendência Regional de Ensino em Passos nos comunicou sobre o fechamento da escola, com o argumento de que fica inviável manter uma instituição do porte da José Bernardes de Faria com o número de alunos na mesma proporção do número de funcionários”, disse.
Conforme apurou “O Pergaminho”, com o fechamento da Bernardes de Faria, o prédio será usado pelo Cesec (Centro Estadual de Educação Continuada), que é uma escola semipresencial que presta serviços aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade de direito. Atualmente, o Cesec em Formiga funciona nas dependências de uma instituição municipal no Bairro Novo Horizonte.
Quem foi Jose Bernardes de Faria
José Bernardes de Faria, que dá nome à escola estadual em Formiga, foi um advogado e promotor de Justiça muito conhecido nas Areias Brancas. Ele nasceu no dia 17 de outubro de 1859, em Paracatu-MG, e faleceu aos 75 anos, no dia 13 de maio de 1934, em Formiga.
De acordo com o portal “Memória de Família”, os estudos primários de Bernardes de Faria foram feitos em sua cidade natal, mas os secundários, no seminário de Mariana-MG. Em 1879, ele completou no Rio de Janeiro os preparatórios para ingressar na Faculdade de Medicina, porém, em virtude de doença, precisou modificar seus planos e foi morar em Formiga. Nas Areias Brancas, atuou na área do direito, fundou o jornal “O Oeste” em 1883 e foi também vereador, sendo presidente da Câmara Municipal de Formiga por duas legislaturas (1898/1908 e 1912/1913). Nessa época, foi responsável por uma série de melhoramentos na cidade, como abastecimento de água potável; sistema de esgoto; aquisição do prédio do teatro e adaptação da Câmara Municipal; inauguração da luz elétrica em 18 outubro de 1907; calçamento de várias ruas; inauguração da estrada de ferro Oeste de Minas, depois o Museu da Cidade de Formiga e inauguração em 20 de abril de 1908 do primeiro trecho da estrada de ferro de Goiás: Formiga-Arcos. Ele também foi deputado estadual e eleito deputado federal no dia 4 de maio de 1902, sendo reeleito em duas legislaturas.
Em Formiga, Jose Bernardes de Faria atuou na área do direito, fundou o jornal ‘O Oeste’ em 1883 e foi também vereador, sendo presidente da Câmara por duas legislaturas