Biblioteca Pública: templo do saber

Biblioteca Pública: templo do saber




Imagine um templo com arquitetura antiga, barroca, móveis de madeira torneados, ou bem contemporâneo, com bancadas e mesas revestidas de pedra granito, mármore; cadeiras de aço, plástico, janelas de vidro.   Repleto de estantes carregadas de livros, algumas de jornais e revistas, e ainda outras com gibis, apostilas. Este é o ambiente da educação, leitura, cultura e cidadania. Verdadeira instituição da sabedoria pois, desde a antiguidade, preserva documentos, álbuns históricos, objetos e quadros culturais, símbolos do conhecimento que ostenta a origem da cidade, fatos históricos relevantes do estado, país e até mesmo do mundo.

  Além de ser este relicário que guarda tantas preciosidades, a Biblioteca é um ambiente que está sempre de portas abertas para responder uma variedade de perguntas, pesquisas, buscas que surgem a todo momento. As fontes são jornais, revistas atuais e computadores, com informação da hora, livro que acabou de ser lançado, que gerou uma história para o cinema e televisão que se encontra em cartaz na mídia. 

Por outro lado, é ainda um aconchego para os leitores, que participam das brincadeiras literárias, gostam de ouvir histórias, visitam as exposições de artes e de obras de literatura, aqueles dedicados à prática da leitura, ficam horas e horas nestes espaços especiais... Estes são homenageados com certificados e livros, verdadeiros protagonistas da leitura.

É notório que a biblioteca é como ninho para os escritores da cidade, recebe e acolhe todo aquele e aquela que faz da arte da escrita seu hobby preferido, uma oportunidade de expressar ideias, histórias e também registram fatos e personalidades da terra natal e sendo assim estes ilustres autores são valorizados pela equipe dos profissionais que trabalham nestes espaços. 

É assim a rotina desta instituição do saber, que preserva o passado, movimenta o presente e prepara o futuro.

“A cidade de Formiga é privilegiada, possui 3 Bibliotecas Públicas na zona urbana e uma na zona rural”.    Aproveite estes espaços!