BMA divulga balanço de doações de alimentos a 2024
Foram mais de 300 toneladas de donativos entregues em diversas entidades de Formiga

O Banco Municipal de Alimentos de Formiga (BMA) divulgou nesta quinta-feira, dia 5, um balanço de doações de alimentos realizadas em 2024. O equipamento alcançou a marca impressionante de 301.209 quilos, ou seja, 300 toneladas de donativos que foram captados e entregues a diversas entidades de Formiga.
De acordo com o BMA, esses alimentos foram arrecadados por meio de várias iniciativas, como gincanas, exposições e shows, além de parcerias com produtores, empresas, comerciantes e entidades. “Entre as colaborações destacam-se a Mesa Brasil Sesc, os Bancos de Alimentos da Rede Metropolitana de BH, a Rede BARCOS-MG, o Ceasa Minas, a Associação dos Tomatecultores de Carmópolis, a Associação dos Produtores de Bananas de Delfinópolis, a Certifica, o Supermercado Super Sô e a sociedade civil. O BMA também contou com a colheita das unidades do Projeto Horta Urbana e do Projeto Feira Solidária, além de ter adquirido alimentos de produtores da agricultura familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos [PAA]”, contou.
A diretora de Segurança Alimentar de Formiga, Adriana Oliveira, citou os nomes das entidades que foram beneficiadas com os donativos. Elas são: APAE, Apromid, Asilo São Francisco de Assis, Casa da Criança e do Adolescente, Casa de Apoio em BH, Centro de Convivência do Idoso, Residência Inclusiva, Centro Espírita Lázaro, Núcleo Espírita Irmão José, Centro Espírita Amigos de Jesus, Formiga Esporte Clube (infanto-juvenil), Associação Mão Amiga, Associação Dom Couto, Comunidade Terapêutica NARCC, Patronato São Luiz, Associação Futebol Solidário, Associação Capoeira das Gerais, Pastoral da Criança, Instituto Tatame do Bem, Grupo de Ação Social Padre Clemente, Associação dos Moradores do Bairro Ércio Rocha, Instituto Fumaça, Obras Sociais do Bairro N.Sra. Aparecida, Santa Casa de Caridade, além dos Bancos de Alimentos da Rede BARCOS-MG.
Adriana destacou que, no seu trabalho de combate à fome e ao desperdício de alimentos, a equipe do BMA realiza constantemente a busca ativa para captação e fidelização de parceiros doadores, o que tem resultado em um aumento expressivo na quantidade de doações.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo BMA na vida de muitas famílias. “O BMA tem buscado garantir o direito à alimentação adequada e promovido ações em prol da Segurança Alimentar e Nutricional.”
Para fazer doações ao BMA, basta entrar em contato pelos telefones (37) 3329-1812 e (37) 99988-1342 ou visitar o equipamento localizado na Rua Nossa Senhora da Abadia, 574 (fundos), no Bairro Água Vermelha.