Bolsa Família em Formiga supera metas nacionais

Condicionalidades de Saúde e Educação do Programa foram cumpridas tanto pelas famílias quanto pelo poder público

Bolsa Família em Formiga supera metas nacionais
Somente em setembro, Formiga atendeu a 2.437 famílias, beneficiando 6.560 pessoas




O Programa Bolsa Família tem sido desenvolvido com excelência em Formiga. Neste ano, de janeiro a setembro, os acompanhamentos de beneficiários na cidade superaram as metas nacionais.

Conforme explicou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, responsável pelo setor de Cadastro Único, quando uma família é inserida no programa, tanto ela quanto o poder público assumem compromissos que visam reforçar o acesso de crianças, adolescentes, jovens e gestantes à saúde e à educação. Esses compromissos são conhecidos como condicionalidades de saúde e de educação. 

“As condicionalidades de saúde tratam de realização do pré-natal; cumprimento do calendário nacional de vacinação e acompanhamento do estado nutricional para beneficiários de até 7 anos de idade incompletos. Já as condicionalidades de educação abordam a frequência escolar mínima - 60% para beneficiários de 4 a 6 anos de idade incompletos e 75% para beneficiários de 6 a 18 anos de idade incompletos, que ainda não tenham concluído a Educação Básica”, exemplificou.

De acordo com a secretaria, no que se refere às condicionalidades de educação, o município acompanhou 2.419 beneficiários, que têm entre 4 e 18 anos de idade incompletos. “A exigência nacional é que o acompanhamento atinja 83,4% e Formiga superou essa meta, alcançando uma cobertura de 91,4% na Educação, o que está acima da média estabelecida. Já no que se refere as condicionalidades de saúde, o município acompanhou 4.148 beneficiários, o que representa uma cobertura de 86,4%, também superior à média nacional de 81,1%”, divulgou.

A Secretaria de Desenvolvimento Humano frisou que esses acompanhamentos se referem ao cumprimento das exigências para que a família continue recebendo a Bolsa Família. “É uma verificação da real necessidade de a família receber esse benefício. Isso não significa que aumentou o número de beneficiários no município e sim que as famílias que o recebem estão sendo acompanhadas de perto”, ressaltou a pasta, que ainda informou que, somente em setembro, Formiga atendeu 2.437 famílias, beneficiando 6.560 pessoas. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, destacou o empenho do município em garantir que os compromissos sejam cumpridos. “Estamos orgulhosos dos resultados alcançados pelo Programa Bolsa Família em Formiga. Esses números mostram que estamos conseguindo atender com qualidade as famílias beneficiárias, superando as metas nacionais tanto na área da educação quanto na saúde. O acompanhamento adequado dessas famílias é fundamental para garantir que o programa atinja seus objetivos de inclusão social e melhoria da qualidade de vida”, ressaltou.a