Bombeiros capturam gambás no Centro e no Rosa Mística

Animais foram encontrados em loja e em residência no início da tarde dessa segunda

Bombeiros capturam gambás no Centro e no Rosa Mística
Um dos animais foi solto em seu habitat natural; o outro estava ferido e foi levado para a Fazenda Laboratório do Unifor




Os militares da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foram acionados no início da tarde dessa segunda-feira, 16, para capturarem dois gambás. Uma das ocorrências foi registrada em uma loja na Rua Barão de Piumhi, no Centro da cidade. Ao chegar ao local, os bombeiros se depararam com o mamífero ferido e, utilizando técnicas de captura de animais, ele foi capturado e conduzido à Fazenda Laboratório do Unifor.

A outra ocorrência foi no Bairro Rosa Mística. O animal silvestre estava dentro de um fogão a lenha de uma residência. Utilizando técnicas e equipamentos específicos, ele foi capturado e, como não apresentava ferimentos, foi conduzido até uma área de reserva onde foi solto em seu habitat natural.

Segundo a 4ª Companhia, o aumento de animais silvestres que invadem áreas residenciais e urbanas se dá principalmente pelos incêndios que vêm destruindo reservas naturais onde esses animais habitam. “Os gambás são importantes no controle de animais peçonhentos. A Companhia de Bombeiros informa que, de maneira geral, esses animais não atacam. Além de mostrar os dentes e emitirem sons, os gambás podem eliminar o conteúdo intestinal, com uma secreção odorífera como meio de defesa. Os gambás comem carrapatos, escorpiões, insetos e até cobras, contribuindo para o controle de pragas”, informou o Corpo de Bombeiros em nota.