Bombeiros fazem busca por idoso desaparecido na zona rural de Pains

Vítima teria saído de casa para procurar um animal perdido e não retornou

Bombeiros fazem busca por idoso desaparecido na zona rural de Pains
Bombeiros percorreram trilhas e pontos estratégicos no sábado, utilizando técnicas de rastreamento e sinalização sonora, além do emprego de cães farejadores




A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga atua, desde a manhã de sábado, 22, na busca por um idoso, de 84 anos, desaparecido em uma área de mata fechada na Comunidade Queixada, zona rural de Pains. Ele saiu de sua casa para procurar um animal perdido e, até o fechamento desta edição, na tarde dessa segunda-feira, 24, não havia retornado.

Familiares iniciaram as buscas ainda na madrugada, mas sem sucesso. Diante da situação, acionaram os bombeiros. Os trabalhos de busca seguem protocolos técnicos, incluindo varredura terrestre e emprego de cães farejadores do Bemad (Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres).

Ao longo do dia, as equipes percorreram trilhas e pontos estratégicos utilizando técnicas de rastreamento e sinalização sonora. No período da tarde, foi solicitado o apoio de um drone equipado com sensor térmico e câmera infravermelha para varredura aérea noturna, permitindo a detecção de fontes de calor na área.

As buscas terrestres foram suspensas às 18h40 de sábado devido às condições adversas do terreno e baixa visibilidade, sendo mantidas as operações aéreas até as 00h30. 

No domingo, 23, os trabalhos recomeçaram às 6 horas. As atividades foram organizadas em três frentes, com uma equipe seguindo o rastro do cão farejador de objetos da vítima, e as demais avançando por trilhas distintas. 

Durante as buscas, uma área de grota com terra remexida e presença de moscas levantou suspeita de uma possível cova rasa. Após escavações com material de sapa, nada foi encontrado. Posteriormente, familiares apresentaram uma nova indicação baseada em relatos de um padre com histórico em casos de desaparecimento, levando a equipe a averiguar diversas grutas na região.

Ao anoitecer, nas proximidades de uma dessas grutas, foi sentido um forte odor de material em decomposição, acompanhado da presença de urubus. A verificação constatou tratar-se de dois animais bovinos mortos.

Os bombeiros percorreram em torno de 18 km durante as buscas. As operações seguem em andamento.