Bombeiros promovem palestra sobre Prevenção a Acidentes Aquáticos
Atividade incluiu demonstração de reboque em caso de princípio de afogamento

Em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento (25 de Julho), data instituída pela ONU em abril de 2021 para destacar a importância da segurança aquática e prevenir acidentes, a Quarta Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Formiga realizou, na manhã de sábado passado, dia 20, palestra e demonstração de salvamento no Parque Municipal Doutor Leopoldo Corrêa (Praia Popular).
“O evento reuniu 16 nadadores especializados em águas abertas, os quais foram instruídos sobre medidas preventivas contra afogamentos e procedimentos de emergência em caso de incidentes. A diversidade de cenários onde ocorrem afogamentos, como cachoeiras, rios, lagos e até mesmo banheiras, destaca a importância da vigilância e cuidados preventivos em ambientes aquáticos”, destacou o Corpo de Bombeiros.
“A 4ª Companhia tem se dedicado ativamente à prevenção e resgate, buscando evitar tragédias e salvar vidas, enfatizando o papel crucial da participação da sociedade nesse esforço coletivo. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais convida a comunidade a se unir à causa da prevenção aos afogamentos, promovendo uma cultura de segurança nos ambientes aquáticos e contribuindo para a redução desses incidentes trágicos que afetam tantas famílias”, salientou em nota a corporação.
Para auxiliar na prevenção, o Corpo de Bombeiros compartilha dicas importantes, como respeitar placas de sinalização, evitar locais perigosos, não nadar após ingestão de substâncias que comprometam a coordenação motora, evitar fazer refeições pesadas antes de entrar na água, nunca nadar sozinho, não deixar as crianças sozinhas e sempre utilizar coletes salva-vidas em atividades aquáticas. Além disso, conhecer técnicas de primeiros socorros, como a ressuscitação cardiopulmonar, pode ser crucial em situações de emergência.
“Com a conscientização e a colaboração de todos, é possível prevenir acidentes aquáticos e preservar vidas. A segurança é responsabilidade de cada um de nós. Vamos nadar com consciência, respeitando normas de segurança e zelando pelo bem-estar coletivo. O Corpo de Bombeiros conta com você na prevenção de afogamentos”.