Bombeiros promoverão seminário de atendimento a vítimas com autismo
Evento é gratuito e ocorrerá no dia 29 de abril, a partir das 18 horas, no Unifor

Com o objetivo de capacitar profissionais e conscientizar a sociedade sobre práticas mais humanas e eficazes no atendimento emergencial a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros de Formiga realizará um seminário. Essa será a primeira edição do evento, que é gratuito e ocorrerá no dia 29 de abril, a partir das 18 horas, no Unifor.
Conforme divulgou a companhia, com uma programação diversificada, o seminário contará com a participação de especialistas em psicologia, terapia ocupacional e primeiros socorros. “As palestras abordarão temas fundamentais como os sinais do TEA em situações de emergência, disfunções sensoriais, comunicação alternativa e técnicas adequadas de contenção física”, completou.
Segundo a companhia, o público-alvo do evento inclui bombeiros, profissionais da saúde, agentes da segurança pública, familiares e todos os interessados na promoção de um atendimento mais inclusivo e sensível. “A capacitação para lidar com pessoas com TEA em momentos de crise é essencial. Precisamos de um olhar mais atento, empático e preparado para oferecer segurança e respeito em todos os tipos de ocorrência,” destacou o comandante da 4ª Companhia, capitão Mateus Campos Cunha.
Interessados em participar devem fazer a inscrição gratuitamente pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-de-atendimento-a-vitimas-com-transtorno-do-espectro-autista/2913089. As vagas são limitadas.
Confira a programação do seminário:
18 horas – Abertura
18h15 – Palestra “Sinais do Transtorno do Espectro Autista e condutas adequadas em atendimentos emergenciais”, com a psicóloga Marcela Sobreira
19 horas – Palestra “As disfunções de integração sensorial no TEA”, com a terapeuta ocupacional Maiara Freitas
19h50 – Coffe Break
20h10 – Palestra “Uso de comunicação alternativa e aumentativa no manejo de crises e atendimentos emergenciais”, com a terapeuta ocupacional Lorena Lima
21 horas – Palestra “Primeiros socorros e as técnicas de contenção e restrições físicas”, com o Corpo de Bombeiros
21h50 - Encerramento