Bombeiros resgatam 7 pessoas e Prefeitura cancela Carnaval
Executivo decretou ‘Situação de Emergência’ em Formiga; Eugênio Vilela irá a Brasília em busca de recursos que irão auxiliar o Município neste momento

As fortes chuvas que caíram por quase três horas ininterruptas na tarde deste domingo, dia 12, causaram enchentes e estragos em vários pontos de Formiga, até mesmo em comunidades rurais. Sete pessoas foram resgatadas de inundações pela equipe do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros e dez moradores ficaram desalojados. Por sorte, ninguém desapareceu, morreu ou ficou ferido com os alagamentos.
A situação calamitosa, que mobilizou o Corpo de Bombeiros, o Samu, a Polícia Militar, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o prefeito Eugênio Vilela com sua equipe de secretários, chocou a população formiguense e fez a Prefeitura decidir pelo cancelamento do Carnaval tanto em Formiga quanto em Pontevila. As fotos e os vídeos produzidos por moradores que mostram os alagamentos em diversos pontos da cidade bombardearam as redes sociais.
Os principais rios do município, o Formiga e o Mata Cavalo, transbordaram e a água barrenta atingiu avenidas, casas, supermercado, a praça do Terminal Rodoviário e até mesmo o circo que está montado no Parque de Exposições.
O Corpo de Bombeiros informou que foi empregado um efetivo de 10 militares para atuar frente às ocorrências e que militares de sobreaviso foram acionados para apoiar os atendimentos na cidade. “Apesar das grandes perdas materiais e do elevado risco devido à força das águas, os militares tiveram êxito em realizar o salvamento de todos os que estavam em situações de risco iminente, sendo pessoas e animais. As principais ações até o momento foram de salvamento de pessoas ilhadas, corte de árvores caídas, vistorias em locais com risco de inundação e desabamento e orientação à população afetada.”
Conforme divulgou os bombeiros, durante esta semana, as vistorias irão prosseguir a fim de garantir a segurança e tranquilidade do formiguense. Os volumes dos rios, córregos e lagos que abastecem a região, bem como seus pontos críticos, estão sendo monitorados. A orientação do Corpo de Bombeiros é que, em caso de inundações e alagamentos, o cidadão não tente de forma alguma atravessar as águas e, caso desconfie que sua residência está em risco devido à presença de trincas ou rachaduras, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
A Administração Municipal está atuando para atender às diversas ocorrências registradas neste domingo. O prefeito Eugênio Vilela, secretários municipais e o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Jorge Zaidam, percorreram diversas regiões da cidade. Eles fizeram o mapeamento de todos os pontos que ficaram danificados e um relatório com as localidades está sendo finalizado.
Nesta segunda-feira, dia 13, as equipes das secretarias municipais de Gestão Ambiental e Obras e o Saae iniciaram a limpeza dos locais atingidos pela água barrenta dos rios. O prefeito Eugênio também já articulou e agendou uma reunião para esta terça-feira, dia 14, na Defesa Civil Federal, em Brasília, para buscar recursos que irão auxiliar o Município neste momento.
Segundo ele, é importante que as famílias que estejam em áreas de risco, dentro das possibilidades, procurem abrigo na casa de familiares ou amigos, já que a previsão é de mais chuvas neste mês. “Todos os cidadãos devem ficar longe dos rios, córregos e outras áreas que ficaram alagadas.”
PREVISÃO DO TEMPO
A previsão é de mais chuvas nesta semana em Formiga. E elas ocorrerão à tarde e à noite. De acordo com o portal de meteorologia Climatempo, para esta terçaa e quarta-feira, dias 14 e 15, a previsão é de 15 milímetros de chuva. Já na quinta, dia 16, sobe para 30 milímetros e, na sexta, dia 17, é de 15 milímetros.
O prefeito Eugênio Vilela (ao centro) percorreu os lugares afetados pela chuva, acompanhado do coordenador da Defesa Civil, Jorge Zaidam, e de secretários
Moradora retirando o barro que a água deixou
A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira a limpeza dos pontos atingidos