Bombeiros simulam salvamento de pessoas ilhadas em decorrência das chuvas
Treinamento ocorreu anteontem na lagoa do Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa

O Corpo de Bombeiros realizou na manhã de anteontem um simulado de atendimento a pessoas ilhadas em decorrência das chuvas. O treinamento ocorreu na lagoa do Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular).
Conforme divulgou a corporação, a atividade teve como objetivo a preparação do efetivo para atendimento a ocorrência típica do período chuvoso. Nela, foram aplicadas técnicas de travessias a nado em locais alagados, tracionamentos de cordas e salvamento de vítima arrastadas pelas águas. Segundo os bombeiros, também foi treinado e mensurado o tempo resposta no deslocamento em comboio de viaturas. “O deslocamento em comboio visa garantir a segurança e eficiência do deslocamento das viaturas empenhadas no atendimento à ocorrência, devendo os motoristas efetuarem a correta sinalização antecipada nos cruzamentos e desvios de forma a permitir que todas as viaturas cheguem ao seu destino sem alterações no seu deslocamento”, informou o Corpo de Bombeiros.
A atividade contou com a participação do coordenador da Defesa Civil em Formiga, Jorge Zaidam, e teve o apoio da Polícia Militar. Ela ocorreu sob a supervisão do novo comandante do Pelotão de Corpo de Bombeiros, o segundo tenente Alessandro Gonçalves Vieira, que avaliou o ocorrido de forma positiva. “A atividade, além da preparação do efetivo para o atendimento a este tipo de ocorrência, buscou também a integração das equipes que trabalham em turnos distintos, nivelando a tropa através do compartilhamento e padronização das técnicas aplicadas”, afirmou Alessandro.
O Corpo de Bombeiro alerta a não transitar por locais alagados em dias de chuvas, mesmo que sejam conhecidos, e caso seja surpreendida a pessoa deve ligar para o número 193. A corporação divulga ainda que, para se manter informado das condições meteorológicas da região, o formiguense deve enviar gratuitamente um SMS para o 40199, com o número do seu CEP, para receber alertas sobre ocorrências de chuvas intensas ou tempestades.