Bombeiros vistoriam abacateiro que ameaçava cair em casa
Trabalho ocorreu na segunda-feira, dia 20, no Bairro Maringá

A 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada para vistoriar um abacateiro que ameaçava cair em uma casa na Rua Travessa João de Paula Faria, no Bairro Maringá. O trabalho ocorreu por volta das 17h30 de segunda-feira, dia 20.
Segundo a corporação, a árvore de médio porte fica próxima à residência, tendo aproximadamente 8 metros de altura e copa vasta. “Embora apresentasse frutos e galhos projetados sobre o telhado, não foram identificados sinais de podridão no tronco ou nos galhos, nem exposição de raízes, caracterizando ausência de risco iminente de queda”, informou a companhia.
Conforme os parâmetros da Instrução Técnica 06 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a árvore obteve pontuação final 5, indicando que o corte ou poda não seria responsabilidade direta da corporação. “Entretanto, foi observada a necessidade de poda preventiva para minimizar o risco de queda de galhos e frutos sobre o telhado. O solicitante foi orientado a buscar autorização ambiental para corte ou poda, caso necessário; contratar profissional capacitado para a execução do serviço, com uso de equipamentos apropriados, e, em caso de dificuldades financeiras comprovadas, apresentar a situação ao Comando do Pelotão para avaliação específica”, ressaltou.