Cães podem comer laranjas e mexericas?
Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Cães e humanos não são criados todos iguais. E embora possa ser tentador no início alimentar o seu cão com frutas (como são consideradas muito saudáveis para os seres humanos), o sistema digestivo do cão pode ou não ser capaz de digerir algumas delas. Por essa razão, conto a seguir se os cães podem comer algumas das frutas mais comuns, como laranjas e mexericas.
Cães podem comer laranjas?
A laranja é uma fruta que é permitida para os nossos amigos de quatro patas. As laranjas podem ser saudáveis para os cães, se dadas com moderação.
Isso representa uma laranja por dia para um cachorro grande e um quarto de laranja para um cachorrinho pequeno. Uma boa regra a seguir é como no caso de todos os petiscos, não dar mais do que 10% da dieta diária.
O alto teor de vitamina C encontrado nas laranjas pode fortalecer seu sistema imunológico e fazer ele lidar melhor com o estresse. Essa fruta também é rica em potássio, folato e tiamina, mas é pobre em sódio. Todos esses compostos saudáveis são importantes para a funcionalidade do cérebro e dos músculos do seu cão, bem como para a saúde do coração. No entanto, devido à alta quantidade de açúcar encontrada nas laranjas, é melhor que alguns cães os evitem. Por exemplo, cães diabéticos ou com excesso de peso não devem consumir laranjas.
Cães podem comer mexericas?
Assim que o outono se aproxima, começamos a colher as frutas que a natureza preparou para nós. Normalmente, as mercearias ficam cheias de frutas cítricas que todos nós amamos. E enquanto temos laranjas durante todo o ano, nesta época do ano, temos a disposição mais mexericas e tangerinas.
Tangerinas, assim como laranjas, não são tóxicas para os cães. No entanto, enquanto uma pequena quantidade de tangerinas descascadas não vai prejudicá-lo, porções maiores podem incomodar o estômago do seu cão e causar diarréia.
Outra coisa que você deve estar ciente é que as frutas cítricas podem ter sementes, e as sementes cítricas, como a maioria das sementes de frutas, contêm cianeto que é tóxico para o sistema digestivo do seu cão. Portanto, se você decidir dar alguns gomos de mexericas ao seu cão, descasque-os e remova as sementes visíveis.
As tangerinas contêm uma quantidade ligeiramente maior de calorias por porção do que suas parentes cítricas. No entanto, eles tem como fornecer uma boa quantidade de vitamina C.
Conclusão
Para resumir, laranjas, mexericas e tangerinas podem ser compartilhadas com seu amado filhote, lembre-se de descascar, remover sementes visíveis e dar-lhes apenas um pedaço de cada vez e não dê toda a fruta.
Se o seu cão apresentar diarreia ou vômitos depois de comer algumas dessas frutas cítricas, então talvez seja melhor você ignorá-las e optar por outras frutas.