Calor continua em Formiga e temporal cairá até domingo
Alívio das altas temperaturas ocorrerá somente no início de fevereiro

A onda de calor que atinge o Brasil vai continuar em Formiga. É o que prevê o portal de meteorologia Climatempo para essas duas semanas finais de janeiro. E não pense que a chuva foi embora. Até domingo, dia 26, está previsto um temporal na cidade.
Segundo o portal “MeteoRed Tempo”, o calor extremo, com temperaturas de até 10°C acima da média, está em várias regiões do Brasil. No Sudeste, por exemplo, os termômetros chegaram a ultrapassar os 40°C, deixando recordes em 2025. Belo Horizonte marcou a maior temperatura do ano, pelo segundo dia consecutivo, no sábado, dia 18, com 32,8°C. Rio de Janeiro divulgou que o recorde do ano foi com 41,5°C na zona norte da capital. São Paulo também teve o dia mais quente do ano no sábado, registrando 33,3°C.
O Instituto de meteorologia MetSul denominou o fenômeno que atinge não só o Brasil, mas a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, como bolha de calor. Segundo meteorologistas do instituto, o que está ocorrendo é a ampliação da massa de ar quente com a bolha de calor tomando conta de grande parte das latitudes médias da América do Sul, com máximas muito elevadas.
“A elevação das temperaturas pode desencadear tempestades severas. As condições são propícias para temporais acompanhados por vendavais e granizo. É uma situação parecida com o que se viu na virada do ano, com o calor formando células isoladas de tempestades que provocam temporais, alguns fortes e com danos”, ressalta.
Em Formiga, as temperaturas máximas nos próximos dias irão variar entre 29°C e 31°C. Já as mínimas ficam entre 20°C e 21°C. Há chuva forte prevista para a noite desta quinta-feira, dia 23, e temporal para domingo, dia 26.
O alívio das altas temperaturas ocorrerá somente no início de fevereiro, quando as máximas caem para 25°C. Ainda de acordo com o portal Climatempo, até esta terça-feira, dia 21, já choveu 169 milímetros em janeiro deste ano em Formiga, o que representa 70% da média normal para o mês.
Defesa Civil
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil é a responsável por ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas em caso de desastres causados por fenômenos da natureza, como temporais. Atualmente, o departamento é chefiado por Loren Guimarães e conta ainda o engenheiro civil Luís Carlos.
“Em caso de algum sinistro na cidade, o Corpo de Bombeiros é acionado e a Defesa Civil entra para dar apoio. Nosso engenheiro acompanha a situação, fazendo uma avaliação técnica e estrutural do local. O papel da Defesa Civil é trabalhar com a detecção de riscos e a prevenção de desastres”, ressaltou Loren.
Recomendações para enfrentar o calor extremo
Para evitar riscos das temperaturas altas à saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fornece orientações valiosas para encarar os dias mais quentes:
· Evite sair ou fazer atividades físicas nos horários mais quentes do dia - isso inclui a saúde dos pets: não saia para passear com os cachorros nestes horários;
· Mantenha sua casa fresca, abra as janelas à noite para refrescar a casa quando a temperatura externa estiver mais baixa, durante o dia, mantenha janelas fechadas e use persianas para bloquear a luz solar;
· Cuide do corpo e mantenha-se hidratado: use protetor solar, roupas leves e soltas, tome banhos frios e use panos úmidos para refrescar a pele, beba água regularmente (2 a 3 litros por dia) - ofereça água fresca aos animais domésticos e aos de rua, sempre que possível;
· Acompanhe regularmente pessoas vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde;
· Proteja bebês, crianças e animais de estimação: nunca os deixe em veículos estacionados;
· Reconheça sinais de insolação: tontura, fraqueza, confusão mental - procure ajuda médica imediatamente, se necessário.
Dicas de prevenção da Defesa Civil, em casos de chuvas fortes
1) Não atravesse a enxurrada
2) Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
3) Não pare o veículo próximo a postes ou árvores
4) Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível
5) Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação
6) Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água
7) Não jogue lixo e entulho na rua, pois eles podem obstruir as redes de drenagem e entupir os bueiros
8) Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil