Câmara concede mais um ‘Título Formiguense Centenário’
Esméria Martins Vieira Pires recebeu a honraria durante a reunião ordinária desta semana

A Câmara Municipal de Formiga, por indicação do vereador Flávio Couto, indicou a formiguense Esméria Martins Vieira Pires para receber o “Título Formiguense Centenário”. A honraria foi entregue nesta segunda-feira, 10 de julho, aos seus filhos, netos e bisnetos, que a representaram no plenário.
Dona Esméria completou recentemente 102 anos. Ela foi a segunda mulher receber o título na Casa Legislativa. A formiguense nasceu no dia 24 de junho de 1921, mas em seu registro consta a data do seu nascimento no dia 28 de junho de 1921. É filha de José Vieira do Couto e Emília Maria de Jesus.
Esméria casou-se com Lindolfo José Pires, no dia 16 de dezembro de 1942. Eles foram casados por 58 anos e seis meses, tiveram sete filhos: Maria José, José, Maria Lucia, Altivo, Maria Helena, Eli e Roberto. Ela é avó de 17 netos e bisavó de 17 bisnetos.
A centenária morou na comunidade rural de Cunhas até o ano 2000, quando se mudou para a cidade de Formiga, na Avenida 1º de Maio, na Praça Padre Clemente, onde atualmente vive.
Desde a criação do título, a Câmara já homenageou quatro formiguenses:
2019 – José Martins Ribeiro, conhecido como Juca Martins – 104 anos.
2020 – Aduílio Gomes de Oliveira – 101 anos.
2022 – Antenor Carlos de Almeida – 100 anos.
2023 – Elmira Nunes Nogueira – 101 anos.
Filhos, netos e bisnetos representaram a formiguense centenária no plenário do Legislativo (Fotos: Câmara/Divulgação)