Campanha com participação do TJMG doa cobertores e roupas para instituições de BH

A desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, no ato de entrega simbólica de cobertores e peças de roupa a instituições de acolhimento de Belo Horizonte. A ação foi realizada nesta sexta-feira (23/6) e contou com a participação da superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo.
Ao todo, foram arrecadados 1.443 cobertores e 484 peças de roupas, que serão doadas a cinco entidades da capital mineira que trabalham com a população em situação de rua.

As instituições que vão receber as doações arrecadadas pela campanha do Núcleo de Voluntariado do TJMG são a Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Projeto Novo Olhar Rua, Sopão Solidário, Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua (Cresap) e o Instituto de Apoio e Orientação à Pessoa em Situação de Rua (Inaper). Esta foi uma ação em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil).
Para a desembargadora Kárin Emmerich, é muito satisfatório fazer parte de um tribunal que possui um olhar para este tipo de demanda social. "É uma iniciativa extremamente importante para que essas pessoas deixem de ser invisíveis e passem a ter a importância que merecem como seres humanos. Nosso tribunal está à frente nessa decisão e nesse projeto. Foi uma boa arrecadação. Estamos todos unidos com esse mesmo objetivo e com isso ficamos mais fortes e conseguimos atingir plenamente o que nos propomos a fazer e estamos agora concretizando", afirmou.

A superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac, acredita que cada cidadão deve fazer sua parte para ajudar quem precisa. "É sempre muito importante essa arrecadação em prol das pessoas em situação de rua, que vai ajudar a amenizar os impactos do frio, que tem sido muito intenso em Belo Horizonte. Levar um pouco de dignidade e esperança também é importante. Essa é uma parceria muito profícua com os outros tribunais e ficamos felizes com o resultado e gostaríamos de mais contribuições ainda. É o nosso papel, como Núcleo de Voluntariado, e de todo cidadão. No dia que todos acordarem e verem que precisam fazer um pouquinho para essa população, o mundo será melhor", disse.

.Agradecimentos
No evento, os magistrados entregaram um cobertor, de forma simbólica, para os representantes das instituições. Gislene Rocha, do Sopão Solidário, comemorou a iniciativa do TJMG e seus parceiros. "É de extrema importância essa campanha para nós. Entregamos as marmitas todas às quartas-feiras para um grupo muito grande de pessoas e essas doações vão ajudar as pessoas no momento de frio em que estamos. Vai ser de grande valia", afirmou.
Os cobertores e roupas, na avaliação de Walter Isidoro Júnior, da Cresap, vieram na hora certa. "Essas doações vão impactar muito nosso trabalho, pois já temos a campanha de levar alimentos para quem está na rua e há muita gente com frio. São cerca de 1.500 marmitas por semana e sempre nos pedem por cobertores também. Agora poderemos entregar os dois juntos. Vai ajudar demais. Agradecemos, de verdade, por essa iniciativa", celebrou.
Em discurso proferido pela desembargadora Kárin Emmerich, o presidente do TJMG parabenizou o Núcleo de Voluntariado pela iniciativa. "Em nome do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, meu muito obrigado à superintendente do Núcleo de Voluntariado, desembargadora Maria Luiza de Marilac Alvarenga Araújo, que vem conduzindo, com muita sensibilidade e total comprometimento, o braço do Judiciário mineiro mais diretamente relacionado às nossas ações de responsabilidade social. Meu agradecimento especial a cada um que contribuiu com essa necessária campanha. São pessoas que exercitam um olhar que alcança realidades para as quais a sociedade, muitas vezes, fecha os olhos".
O presidente José Arthur Filho reiterou o compromisso do TJMG de continuar empenhado na consolidação da cultura da solidariedade na instituição e da criação de ações articuladas, envolvendo um amplo espectro de parceiros — instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada —, em prol das camadas mais vulneráveis da sociedade. "Que sejamos capazes de edificar um mundo onde campanhas como esta se tornem desnecessárias", disse o presidente do Tribunal.
Todas as peças arrecadadas serão entregues posteriormente às cinco instituições para que sejam distribuídas à população em situação de rua de Belo Horizonte.
O evento teve a presença do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; do juiz auxiliar da Presidência do TJMG Thiago Colnago Cabral; da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Mariana de Lima Andrade; da juíza auxiliar da Presidência do TRE-MG, Roberta Rocha Fonseca, representando o presidente do Tribunal eleitoral, desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini; da representante da Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, Roseni Schmidt; da representante do Sopão Solidário, Gislene Rocha; do representante da Cresap, Walter Isidoro Júnior; da diretora de Projetos Sociais do Recivil, Soraia Souto Boan Carvalho; do 2º vice-presidente do Sindicato dos Servidores (Serjusmig), Ronaldo Ribeiro; da representante do Inaper e Novo Olhar Rua, Andréia Ferreira da Silva Reis; da supervisora de Projetos Sociais do Recivil, Leila Xavier; da vice-presidente do Inaper, Beatriz Parreira; e do representante do Novo Olhar Rua, Alexandre Lima.
Veja o álbum com as fotos do ato de entrega simbólica de cobertores.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG