Campanha Nacional de Multivacinação termina neste sábado
O ‘Dia D’ da campanha em Formiga, realizado em 28 de outubro, resultou em mais de 1.020 doses de vacinas aplicadas em crianças e adolescentes

A Campanha Nacional de Multivacinação, que começou no dia 21 de outubro e é direcionada a crianças e adolescentes de até 15 anos, termina neste sábado, dia 4 de novembro. Quem não atualizou o cartão de vacinas ainda dá tempo de procurar a UBS mais próxima de casa para receber a imunização.
No dia 28 de outubro, foi realizado o “Dia D” da campanha em Formiga. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o resultado da ação. Foram 1.027 doses de vacinas aplicadas em crianças e adolescentes contra doenças preveníveis, como hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV.
A multivacinação é uma estratégia que visa a facilitar o acesso da população elegível a várias vacinas em um único momento, simplificando a visita dos pais ou responsáveis às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a atualização do cartão, em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação.
“Muitas doenças, até então erradicadas, correm o risco de serem reintroduzidas caso nossas crianças e nossos adolescentes não se vacinem, como é o caso do sarampo e também da poliomielite, que causa a paralisia infantil. Precisamos vacinar os pequenos mineiros e recuperar os índices de cobertura vacinal”, afirmou Eduardo Campos Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Durante a estratégia de multivacinação, estão sendo oferecidos os imunizantes do Calendário Nacional, além das vacinas de campanha, como a da covid-19. As vacinas do calendário das crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias são: BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.
Já as vacinas do calendário das crianças a partir dos 7 anos de idade e do calendário dos adolescentes são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.