Capivara causa acidente na BR-354
Ocorrência foi na quinta-feira e envolveu três veículos, um deles pegou fogo; duas vitímas foram socorridas

Uma capivara solta na BR-354 causou um acidente de trânsito que envolveu três carros e resultou em duas vítimas. A ocorrência foi registrada por volta das 18h30 desta quinta-feira, dia 9, no km 441 da rodovia, em Iguatama.
A Polícia Militar Rodoviária e a 4ª Companhia de Bombeiros de Formiga foram acionadas para atender o acidente. Segundo a PM, tudo aconteceu depois que o condutor do veículo VW Gol, de 43 anos, perdeu o controle da direção ao atropelar uma capivara, vindo a colidir frontalmente com o VW Fusca e lateralmente com o Chevrolet Onix, que seguiam em sentido contrário do Gol. O Fusca pegou fogo, ficando totalmente destruído, e a capivara morreu no atropelamento.
Segundo a Companhia de Bombeiros, chegando ao local, a equipe de bombeiros socorreu as duas vítimas que ficaram feridas, o motorista do Gol e a passageira do Chevrolet Onix, de 46 anos. Os Bombeiros também realizaram o combate às chamas no Fusca. “Concomitantemente as ações de combate ao incêndio no veículo, foi feita também uma vistoria no interior dos demais veículos e realizado o desligamento das baterias dos automóveis a fim de prevenir novos sinistros”, informou.
Capivara e seus perigos
Por ser um animal silvestre, o abate da capivara gera polêmica. Elas são grandes animais da América do Sul, que vivem associadas a lagoas, rios, savanas alagadas e pântanos, sendo encontradas também no interior de florestas tropicais úmidas. Por esse motivo, também são frequentemente encontradas nos centros urbanos, vivendo em lagoas, rios e açudes por cidades de todo o Brasil, sobretudo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Os relatos de acidentes de carro com os animas têm aumentado muito. Nos últimos anos, um crescimento populacional abrupto desses animais, associado ao aumento do número de casos de febre maculosa, fez com que diversas cidades criassem planos de manejo para reduzir a população desses organismos.
Entretanto, o problema começa com a falta de predadores desses animais em fazendas e em centros urbanos, como as onças e sucuris, o que permite o crescimento de suas populações de forma desenfreada. Em diversas regiões do país, as Hydrochoerus tornaram-se uma ameaça para lavouras e plantações, gerando prejuízos para pequenos agricultores. Isso levou ao aumento da caça, gerando desequilíbrios também em ambientes naturais, uma vez que as capivaras passaram a ser vistas como uma ameaça em vários locais.
Equipe de Bombeiros durante combate às chamas no Fusca
O VW Gol que atropelou a capivara e colidiu com os outros dois carros
Chevrolet Onix atingido pelo Gol