Caps de Formiga e Lagoa da Prata fazem intercâmbio

Equipes e usuários visitaram o Clube Unifor e participaram de gincana, roda de violão e momentos de lazer

Caps de Formiga e Lagoa da Prata fazem intercâmbio
O intercâmbio teve o objetivo de ampliar os modos de cuidado em saúde mental, conectando com dispositivos de outros setores, como a cultura e o lazer




Um intercâmbio entre os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Formiga e de Lagoa da Prata foi realizado no dia 6 de dezembro. Durante a atividade, equipes e usuários visitaram o Clube Unifor e participaram de gincana, roda de violão e momentos de lazer. Na sede do Caps II Formiga, houve apresentação de teatro, roda de conversa e reflexão sobre o cotidiano dos serviços.

De acordo com o psicólogo Gabriel Ferreira, o intuito do intercâmbio é ampliar os modos de cuidado em saúde mental, conectando com dispositivos de outros setores, como a cultura e o lazer. “Os Caps não podem fechar em si mesmos, pois isso manteria a lógica manicomial, que é segregar e desconsiderar outras possibilidades de base territorial. Portanto, produzir encontros com outros Centros de Atenção Psicossocial e demais setores fortalece os vínculos afetivos e sociais, proporciona outras rotas de vida e de desejos, gerando nas equipes e usuários mais sensibilidade para o cuidado em liberdade, o convívio das diferenças e o exercício da cidadania”, destacou.