Captura de pirarucu é registrada no Lago de Furnas

Pescador capturou o peixe entre os municípios de Santo Hilário e Guapé

Captura de pirarucu é registrada no Lago de Furnas
O pirarucu pode chegar a pesar 250 quilos e medir cerca de três metros - Foto: Vídeo Redes Sociais




Um fato curioso e inédito foi registrado no Lago de Furnas, em uma região entre os municípios de Santo Hilário e Guapé. Um pescador capturou recentemente um pirarucu. A informação é do portal www.pescamadora.com.br .

De acordo com a publicação, o vídeo da captura do peixe circula nas redes sociais. O rapaz que faz a gravação se refere a um dos pescadores como Vando, mas não menciona o tamanho e o peso aproximado do pirarucu. No entanto, segundo o portal, diversas pessoas garantem que a captura ocorreu na região apontada.

Essa seria a primeira vez que a espécie é flagrada acima da barragem de Furnas, no represamento do Rio Grande. Em outros municípios, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, a presença do pirarucu já é recorrente desde 2009.

O pirarucu é um peixe da Bacia Amazônica. Fora de seu habitat natural, é considerado peixe exótico e pode ser capturado. Desde 2014, praticantes de caça subaquática vem abatendo grandes exemplares da espécie no Rio Grande.

Considerado o maior peixe de escamas de água doce do Brasil, o pirarucu pode chegar a pesar 250 quilos e medir cerca de três metros. É conhecido também como o bacalhau-da-Amazônia, resultante de um processo de beneficiamento e o sabor que se assemelha ao bacalhau normalmente importado da Noruega.