Casa do Engenheiro terá ‘Roda de Histórias’ nesta quinta
Iniciativa faz parte do Projeto ‘Estação de Memórias’, que realiza atividades de levantamento e registros históricos da estação ferroviária

A Casa do Engenheiro, que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, foi o local escolhido para a realização de uma “Roda de Histórias” nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 16 horas. A iniciativa faz parte do Projeto “Estação de Memórias”, que chegou recentemente a Formiga e é uma realização da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), com patrocínio da empresa Valor da Logística Integrada (VLI), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com todo o apoio da Administração Municipal.
Conforme informou o secretário de Cultura, Alex Arouca, duas pessoas da equipe do projeto já estão na cidade para participar da “Roda de Histórias”. O encontro ocorrerá para que colaboradores do “Estação de Memórias” possam conhecer melhor algumas memórias formiguenses com a ferrovia e compartilhar diferentes vivências que só o dia a dia nos trilhos é capaz de proporcionar.
“Se você é um ferroviário aposentado, morador de Formiga, tem interesse nesse tema ou conhece pessoas que se interessam, venha participar desse encontro na Casa do Engenheiro, localizada na Alameda Francisco Goião, s/n, e compartilhar suas histórias com o trem de ferro em Formiga”, convida a Administração Municipal.
O “Estação de Memórias” tem como objetivo realizar atividades de levantamento e registros de histórias das localidades e da ferrovia. Com duração de 11 meses, ele busca criar espaços que registrem e difundam a memória local de estações ferroviárias em Minas Gerais e em todo Brasil, já tendo passado por cidades como Divinópolis, Matozinhos-MG e Três Rios-RJ.
Em Formiga, o projeto entregará um memorial da história do trem, que será alocado em uma das salas da Casa do Engenheiro. Além de rodas de histórias, ele realizará entrevistas em áudio e em vídeo, levantamento de acervo fotográfico, documental e de objetos históricos para construção de um memorial focado na relação das pessoas com o trem na cidade.