Cavalos encontrados em ruas são oferecidos para adoção
Interessados podem visitar os animais no Rancho Lagoa e Lua

A Prefeitura de Formiga publicou nesta sexta-feira, dia 4, um edital de adoção de 24 cavalos e éguas, das espécies equino e muar, que foram apreendidos por estarem soltos em ruas da cidade e não foram resgatados por seus tutores. Os animais se encontram no Rancho Lagoa e Lua, que fica na Rua Bem-te-vi, no Bairro Andorinhas, onde poderão ser visitados de segunda a sexta, de 8 às 16 horas.
De acordo com a Prefeitura, o edital é aberto a instituições de ensino e pesquisa; instituições de caridade; protetores de animais e pessoas físicas. “A adoção destes animais poderá ser efetuada, desde que observadas as condições que os mantenham vivos e bem cuidados mediante termo de responsabilidade”, ressalta o edital.
São 13 cavalos e 11 éguas, de pelagens diferentes, disponíveis para adoção. Interessados pelos animais deverão efetuar inscrições, a partir da próxima segunda-feira, dia 7, no Codevida (Centro de Defesa à Vida Animal), que faz parte da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. O órgão fica localizado na Fazenda Vista Alegre, com acesso pela Avenida Deputado João Pimenta da Veiga (saída pelo Engenho de Serra). O prazo vai até o dia 14 deste mês e as inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, de 9 às 15 horas, por meio da entrega de documentos exigidos no edital de adoção.
Sessão pública
Segundo o edital, a sessão pública para adoção dos animais será realizada no dia 16 de agosto, às 8h30, no Rancho Lagoa e Lua. Caso haja mais de uma instituição interessada pelos cavalos e éguas, ela ocorrerá por meio de sorteio na presença de todos.
O processo será conduzido pela diretora do Codevida, a médica veterinária Alessandra Pereira Rosenburg. “Os animais adotados deverão ser retirados pelo donatário no Rancho Lagoa e Lua no prazo máximo de sete dias corridos, a contar da data da publicação do resultado final da sessão pública no site da Prefeitura (www.formiga.mg.gov.br). Antes da retirada dos animais, o adotante deverá realizar agendamento para retirada junto à empresa responsável pelo acolhimento dos animais apreendidos. As eventuais despesas com o carregamento e transporte dos animais correrão por conta do adotante do animal. Após a retirada, em nenhuma hipótese, será admitida a devolução dos animais retirados. Havendo desinteresse ou outro motivo que impeçaa a concretização da retirada, será agendada uma nova sessão pública da qual poderão participar apenas as instituições/pessoas físicas/jurídicas, declaradas habilitadas neste processo”, informa o edital.
As doações serão formalizadas por contrato, ao qual serão anexados os documentos exigidos no edital.