Churrasco de fim de semana deixa 15% do corpo do churrasqueiro queimado
Jovem de 24 anos se queimou ao confundir álcool com água durante uso de churrasqueira

Um churrasco realizado neste fim de semana em uma casa no Bairro Tino Pereira terminou com um jovem de 24 anos com 15% de seu corpo queimado. Ele estava em um momento de confraternização com sua família e se queimou ao confundir álcool com água durante o uso da churrasqueira.
O acidente ocorreu no domingo, dia 25, e a 4ª Companhia de Bombeiros de Formiga foi acionada para prestar socorro à vítima. Segundo a companhia, as queimaduras foram de 2º grau na região do abdome. “Realizamos a proteção da área atingida. A vítima se queixava de muitas dores e a conduzimos ao pronto atendimento para os devidos cuidados médicos”, informou.
Orientações dos Bombeiros
Após o incidente, a 4ª Companhia de Bombeiros divulgou algumas orientações em caso de queimaduras por fonte de calor térmica.
1 - Remover a pessoa da fonte de calor
2 - Coloque a área queimada sob água corrente, isso ajuda a reduzir a dor e limitar o dano tecidual.
3 - Evite aplicar manteiga, óleo, pasta de dente ou outros produtos caseiros na queimadura, pois isso pode piorar a situação.
4 - Cobrir a queimadura com um pano limpo e queimaduras graves exigem cuidados médicos, ligue para o Corpo de Bombeiros 193 ou leve a pessoa para o pronto-socorro mais próximo.
Como acender a churrasqueira em segurança
Ao preparar um churrasco, algumas pessoas costumam usar “gambiarras” para fazer a brasa, o que pode colocá-las em perigo. É preciso saber como acender a churrasqueira em segurança, inclusive entender o momento certo de colocar a carne para assar.
Segundo o portal “Santa Massa”, somente se consegue alcançar a brasa ideal 50 minutos depois de acender a churrasqueira. É com esse tempo que se obtém o calor ideal, já que é este que assa a carne e não propriamente o fogo. Então, com 1 hora de antecedência do horário da festa é fundamental começar o passo a passo da preparação da churrasqueira. Confira:
Separe um carvão seco e de qualidade. O ideal é que o carvão esteja fechado na embalagem, mas se ele estiver aberto também não é um problema. Isso porque se ele estiver bem fechado e armazenado em um local seco é o suficiente para estar nas condições ideais para acender a churrasqueira.
Acender a churrasqueira com acendedor. Esse é o jeito mais prático e seguro que existe. Para isso, será preciso de um acendedor de qualidade e seguir a recomendação do fabricante. Basicamente, é só colocar o acendedor em cima do carvão e acendê-lo com auxílio de um fósforo e esperar até que o fogo chegue ao carvão para formar a brasa. Não tem segredo.
A técnica do pão amanhecido. Esta também pode ser uma opção para acender a churrasqueira, mas ela demanda um pouco mais de cuidado. Para realizá-la, basta tirar o miolo do pão e preenchê-lo com álcool em gel acima de 70%. Depois, com um auxílio de um pegador para churrasco, posicione o pão nas garras do acessório para que você fique longe do fogo e acenda o pão com o auxílio de um isqueiro ou fósforo. Em seguida, coloque-o ao meio dos carvões. Então, é só esperar que o fogo se espalhe para você encontrar a brasa ideal.
O que você não se deve usar?
Esse é um excelente ponto. Materiais como papel higiênico ou jornal com óleo emitem uma fumaça tóxica, por isso deve ser evitado na hora de acender a churrasqueira. Além disso, o álcool líquido, além de evaporar mais fácil, também é mais perigoso, por isso é importante escolher a versão em gel. É fundamental que você faça todo esse processo com muita atenção, para depois curtir o seu churrasco com tranquilidade.
Para preparar o churrasco, use um carvão seco e de qualidade (Foto: iStock/Reprodução)