Chuva forte e rápida causa estragos em Formiga

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionados para atender às ocorrências

Chuva forte e rápida causa estragos em Formiga
Entre as ocorrências, estão quedas de árvores que ocorreram no Santo Antônio e no Centro




Uma chuva forte e rápida que caiu na tarde desta quinta-feira, dia 13, causou vários estragos em Formiga. A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil foram acionadas para atender a diversas ocorrências relacionadas aos impactos do temporal.

Conforme divulgado, entre as principais ocorrências, se destacam o perigo de eletrocussão nos bairros Nossa Senhora de Lourdes e Santa Tereza e quedas de árvores na Avenida Geraldo Almeida e nos bairros Centro, Santo Antônio e Novo Santo Antônio.

Na Avenida Geraldo Almeida, uma árvore de grande porte foi arrancada pelo vento, expondo suas raízes e causando danos à calçada. Apesar disso, a árvore permaneceu fora da pista, sem comprometer o trânsito. A Defesa Civil sinalizou parte da calçada com fita zebrada para alertar os pedestres.

Outra árvore de grande porte também caiu na Rua José Justino Nunes, no Santo Antônio, e atingiu uma edificação. Segundo a Companhia de Bombeiros, no local, constatou-se que, devido à intensa chuva, a árvore sofreu o desprendimento total das raízes, tombando sobre outras árvores na área posterior da edificação.

“O impacto provocou a queda de galhos sobre parte da estrutura da cobertura do imóvel, causando danos ao telhado, à estrutura e à caixa d’água. Felizmente, não houve vítimas. Diante da situação, a guarnição, equipada com EPIs específicos para a atividade, iniciou os trabalhos de corte utilizando motosserras. A supressão da árvore principal foi realizada com o objetivo de aliviar a pressão sobre a estrutura e minimizar os riscos no local. Entretanto, devido ao horário avançado, à visibilidade reduzida e aos picos de energia na região, as atividades foram temporariamente suspensas”, relatou o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a companhia, os riscos foram controlados e a operação seria retomada na manhã desta sexta-feira, dia 14. “O Corpo de Bombeiros reforça seu compromisso com a população, garantindo a continuidade dos trabalhos e permanecendo de prontidão para assegurar a segurança e o bem-estar da comunidade formiguense”, completou.

A companhia ainda fez uma recomendação à população em caso de fortes chuvas. “Evite transitar próximo a árvores de grande porte que apresentem inclinação ou sinais de instabilidade, especialmente em períodos de chuvas e ventos fortes. Em casos de emergências envolvendo árvores caídas, riscos de eletrocussão ou outras situações decorrentes de tempestades, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, finalizou.

A Defesa Civil informou que segue atenta às condições climáticas e reforça a importância de a população comunicar qualquer situação de risco ao órgão pelo telefone (37) 3329-1803.

Entre as ocorrências, estão quedas de árvores que ocorreram no Santo Antônio e no Centro

Na Avenida Geraldo Almeida, uma árvore de grande porte também caiu com os fortes ventos