Cidade famosa

Cidade famosa




Formiga pode não ser a maior cidade da região Centro-Oeste, mas, com certeza, é a mais famosa. Por todo o Brasil, há quem nasceu às margens do Mata-Cavalo e do Formiga fazendo sucesso e contando ter orgulho de sua terra. Aliás, quem é de Formiga e se muda para outros locais, num instante ganha o apelido de Formiga.

As mulheres das Areias Brancas, todo mundo sabe, são as mais bonitas. Tomam sol, se vestem bem e se comportam com educação e classe.

A começar pela curiosidade do nome (não há quem não queira saber da história dos tropeiros), sempre há interesse em saber como é esta terra que produz a melhor linguiça do Brasil e que tem as águas mais límpidas do Lago Furnas.

Se a pessoa quiser estudar, é claro que já ouviu falar do Unifor e do IFMG; se gostar de culinária, tem salame e queijos premiados em concursos nacionais e internacionais; se for um literato, bem sabe que o Prêmio Camões dos governos do Brasil e Portugal e de todos os países de língua portuguesa é do formiguense Silviano Santiago; para quem a música é importante, tem o Padre Fábio de Melo.

Formiga também é famosa por ter colocado para funcionar o primeiro Raio X da América Latina; por ser onde nasceu Chico Diabo, que teria acabado com a Guerra do Paraguai; por ter tido a última sentença de morte por enforcamento no Brasil cumprida e por ter sido bombardeada pela Força Aérea Brasileira.

Formiga é famosa e tem motivos para ser. Ganhou manchete por ser a cidade com o menor índice de desemprego feminino no Brasil e por ter conseguido o 58º ensino infantil do Brasil.

Tempo vem, tempo vai, Formiga vira notícia. De uns tempos pra cá, só por coisas boas, menos nesta semana, quando sete pessoas em situação de trabalho escravo foram resgatadas em uma fazenda da cidade.