Circuito dos Escritores Formiguenses: 7 livros serão lançados hoje na Emart
As obras são dos autores Antônio de Pádua, Caio Marques, Débora Bessas e Lorena Lima Alves, Luciana Fraga, Manoel Gandra e Servos Cardoso

Como parte do 3º Circuito dos Escritores Formiguenses, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, sete novos livros de autores da cidade serão apresentados à comunidade das Areias Brancas nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 19 horas, na Emart (Escola Municipal de Artes). As obras, que tratam de diversos temas, são dos escritores Antônio de Pádua, Caio Marques, Débora Bessas e Lorena Lima Alves, Luciana Fraga, Manoel Gandra e Servos Cardoso.
O Circuito dos Escritores Formiguenses começou nesta terça-feira, dia 25, com homenagens a escritores e apresentações musical do Coral da Emart e de dança das bailarinas Lara Coutinho (Bolshoi) e Lavínia e Julia (Emart). O evento vai até sexta-feira, dia 28, com programação gratuita de diversas atividades culturais.
Conforme divulgou a Secretaria de Cultura, o circuito é realizado nesse período porque no dia 25 de julho é comemorado o “Dia do Escritor”. Com isso, foi criada a Lei 4.359, de 2010, que instituiu a “Semana do Escritor Formiguense”, de autoria do prefeito Eugênio Vilela, quando era vereador.
Para a supervisora de projetos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Flávia Leão, esse circuito é importante para divulgar e valorizar o campo da literatura formiguense. “Formiga tem mais de 200 escritores vivos, que deixam um legado acadêmico, cultural e literário. A noite de lançamento é a oportunidade que o escritor tem de conhecer outros autores, vender sua obra e, além de tudo, divulgá-la”, ressaltou.
Os livros que serão lançados são:
·“60 Tons em preto e branco”, de Antônio de Pádua;
·“Elisa - É disso que se trata o amor”, de Caio Marques;
·“Incluir brincando”, de Débora Bessas e Lorena Lima Alves;
·“À flor da pele”, de Luciana Fraga;
·“100 biografias femininas formiguenses” e “100 biografias formiguenses”, de Manoel Gandra;
·“Poético”, de Servos Cardoso.
Além dos lançamentos, haverá apresentação das bailarinas da Emart: Manuela Costa, Ana Lara e Laís.
CONCURSO DE POESIAS
Para quinta-feira, dia 27, está programada a declamação das 16 poesias inscritas no concurso de poesias “Município de Formiga”. O evento será a partir das 19 horas, também na Emart.
Nesta segunda-feira, 24, a Secretaria de Cultura realizou o sorteio para definir a ordem de apresentação das poesias. A sequência será a seguinte:
·História de Formiga, de Gilberto de Sousa Basílio;
·Destino, de Rodrigo Aguiar Pires Medeiros;
·Às Margens do Rio Formiga, de Maria Rosilene Costa e Silva;
·Ó bela Formiga, de Elenita Fernanda Rodrigues;
·Carro de Boi, de Elisângela Fátima de Sousa;
·Formiga: cidade do amor, de Victor Marques Paiva Alves;
·Origem, de Gustavo Arantes Montijo;
·Formiguês, de Antônio de Pádua Elias de Sousa;
·Rimas para Formiga, de Gisele Heloísa de Oliveira;
·Homenagem a Formiga, de Kaio Augusto Castro Tavares;
·Cidade das Areias Brancas, de Fabrícia Ribeiro Gontijo;
·Realeza do congo, de José Antônio Firme;
·Praça do CEU, de Kakal Chaves;
·Folia Formiguense, de Marilda de Freitas Mesquita Fonseca;
·Memória da Matriz, de Élvis Júnior de Oliveira;
·Escolinha Zenga, de Raphael Teixeira de Araújo.
Segundo a Secretaria de Cultura, o concurso de poesia tem como objetivo promover a valorização e o estímulo à produção poética local, proporcionando um espaço para que poetas talentosos possam compartilhar suas criações com o público e se destacar no cenário cultural da região. Além da declamação das poesias, será realizada uma apresentação de dança das bailarinas da Emart: Milene, Isabele e Maria Luiza.
BIBLIOTECA E EMART
Na sexta-feira, dia 28, a programação se dividirá em dois locais: Biblioteca Pública Dr. Sócrates Bezerra de Menezes e Emart. Na biblioteca, haverá oficina de poesias e escrita criativa para jovens e adultos, das 9 às 16 horas. Às 14 horas, será realizado o lançamento do livro “Homem Slime no Mundo Extraordinário”, de Patrícia Laudares. De 14 às 16 horas, ocorrerá também a oficina de contação de histórias para crianças.
Na Emart, a partir das 19 horas, está programada a apresentação do conto de terror "Acorda, Rubião, tem fantasma no portão", com Normanda, Geisa e Bernadete; um sarau de poesias com o Coletivo Poesia de Rua e mostra de dança com as bailarinas da Emart: Keren, Lívia e Luiza.