CLMM celebrará 35 anos com homenagens e lançamento de livros
Ao longo dos anos, o Clube Literário Marconi Montoli lançou 27 concursos literários, realizou vários eventos, incluindo um congresso, e desenvolveu o projeto Ípsis Lítteris Revista Literária, que já está em sua 7ª edição

O Clube Literário Marconi Montoli (CLMM) irá comemorar seus 35 anos de atividades em Formiga no próximo dia 26 de julho, a partir das 19 horas, no Auditório do Unifor-MG. Na oportunidade, haverá homenagens a 50 marconianos (ver quadro) com o Certificado Honorífico Célebre Oficineiro das Letras Marconianas (1ª Edição) e lançamento do livro: “Comunidade Marconiana - Um Encontro em Prosa e Verso” - 3ª Coletânea Literária do Clube Literário Marconi Montoli (CLMM) - Seleção: 35 Anos de Fundação.
De acordo com Paulo José de Oliveira, presidente do CLMM, haverá também o lançamento prévio do Concurso Literário de Conto, Poesia, Redação e Trova “11º Troféu Formiga de Letras do CLMM”, cujas inscrições estão previstas para inicia em 10 de agosto de 2024.
Sobre o CLMM
Criado oficialmente em 22 de junho de 1988, na Sala Renê Rodarte, do Edifício Antônio Vieira, na Rua Dr. Teixeira Soares, nº 264, Centro, em Formiga, às 20 horas, com um grupo de escritores reunidos sob a liderança do então Secretário Municipal de Cultura Professor Marconi Lúcio Montoli. O nome foi definido aos 21 de julho de 1988, às 19h30, na “Casa da Cultura” (Residência do Secretário Municipal de Cultura, Professor Marconi Lúcio Montoli), onde fora elaborado o estatuto e aprovado o nome oficial da entidade como sendo “Clube Literário Marconi Montoli (CLMM)”, em homenagem ao então dinâmico secretário de cultura. Referendando a primeira diretoria eleita na reunião anterior, estando presentes nesta reunião, os escritores: Marconi Lúcio Montoli, Paulo José de Oliveira, Alice Maria Damasceno, Malvina Gomes Santos, Cláudia Luiza Marques (Presidente), Sirlene Aparecida de Sousa e Marcelo de Oliveira Paulo. Desta reunião, saíram os participantes com a missão de convidar todos os escritores de Formiga para participarem da entidade. Em 23/09/1989 foi feito o lançamento do “Marcas – 1ª Antologia do CLMM”, na Casa da Cultura, junto com o apoiador Dr. Adolfo José Pereira e Eneida Gomes Flor (de Divinópolis/MG). Em 29/02/1992 aconteceu o lançamento, em Noite de Autógrafos, do 2º Livro do CLMM intitulado “Ressonância”, no Salão Nobre do Edifício Antônio Vieira, às 19h30, e agora, em 26/07/24, será lançada a 3ª antologia. Nestes 35 anos de existência, o CLMM já lançou 27 concursos literários, dentre eles o Troféu Formiga de Letras – em sua 11a edição, realizou ainda vários eventos, inclusive um Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, o projeto Ípsis Lítteris Revista Literária já em sua 7ª edição, e inúmeros outros projetos.
De acordo com Paulo José de Oliveira, o Título Honorífico Célebre Oficineiro das Letras Marconianas é concedido pelo CLMM aos cidadãos (marconianos ou não) conscientes e proativos na comunidade, que se sobressaem com suas ações, seja na área das letras, das artes e da cultura em geral, que seja a bem de uma sociedade melhor. São eles:
1. Aléxia Fernanda Lourenço Lopes
2. Anísio Cláudio Rios Fonseca
3. Antonio Marcos da Silva
4. Brenda Barttiliery Silva Souza
5. Cristiane Simões
6. Damares Maria Couto Sá
7. Deiziane Cristina Da Silva
8. Divino Euzébio
9. Élvis Júnior de Oliveira
10. Fabiana de Freitas Amsler
11. Fabrícia Ribeiro Gontijo
12. Gisele Heloisa Oliveira
13. Guilherme Antonio de Freitas Moreira
14. Guilherme Barttiliery Silva Souza
15. João Carlos Costa
16. Joice Borges Alvarenga de Carvalho
17. José Hilton Rocha
18. Kakal Chaves
19. Lívia Eduarda de Sousa
20. Luciana de Melo Fraga
21. Luciana Nunes Costa
22. Manoel Gandra Fonseca
23. Maria Aparecida Leal
24. Maria Rosilene Costa e Silva
25. Maria Vitória Ramos
26. Nirlei Maria Oliveira
27. Paulo José de Oliveira
28. Renata Fernandes Carvalho
29. Samela Pereira Gomes
30. Sandra Mara Costa
31. Sérgio Ricardo Gomes
32. Thayná Pereira Vieira
33. Tulio Almeida Rocha pires
34. Victor Marques Paiva Alves
35. Virgínia Alves Vaz
36. Wilson Alves Figueira
(De outros 14, o CLMM aguarda a confirmação da presença)