Colaborador de ‘O Pergaminho’ lança novo livro

Frei Betto, que já tem mais de 70 obras editadas no Brasil, apresenta o segundo volume de uma tetralogia evangélica que está produzindo

Colaborador de ‘O Pergaminho’ lança novo livro
O livro descreve Jesus como dissidente do judaísmo




O escritor e colaborador de “O Pergaminho”, Frei Betto, acaba de lançar seu segundo volume de uma tetralogia evangélica que está produzindo: “Jesus Rebelde: Mateus, o Evangelho da Ruptura”. A obra, segundo o autor, explica o Evangelho de Mateus de modo claro e sucinto.

Em 2022, Frei Betto apresentou o primeiro volume da tetralogia evangélica: “Jesus Militante: Evangelho e Projeto Político do Reino de Deus”. A obra faz uma análise detalhada do Evangelho de Marcos, de modo a demonstrar que Jesus não veio fundar uma religião, o Cristianismo, nem uma Igreja. “Veio trazer uma nova proposta civilizatória: o projeto político do Reino de Deus, em oposição ao reino de César, baseado em dois pilares – nas relações sociais, a partilha de bens; nas relações pessoais, o amor”, diz a sinopse do livro.

Já essa nova obra que chega às livrarias do Brasil descreve Jesus como dissidente do judaísmo: “Mateus, nos passos do Mestre, faz dura crítica a tudo o que uma religião tem de negativo: legalismo, moralismo, autoritarismo e elitismo. Jesus veio nos propor um novo projeto de sociedade: o Reino de Deus, contrário ao reino de César, excludente e opressor”.

Frei Betto, que é doutor honoris causa em Filosofia pela Universidade de Havana e em Educação pela Universidade José Martí de Monterrey, estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Frade dominicano, é autor de 77 livros editados no Brasil e tem várias obras lançadas também em outros idiomas. Conquistou alguns dos mais importantes prêmios literários brasileiros, tais como o Jabuti, em 1982, por “Batismo de sangue”. Nesse mesmo ano, foi eleito Intelectual do Ano pela União Brasileira de Escritores, que lhe concedeu, em 1985, o Prêmio Juca Pato pelo livro Fidel e a religião. Atuou como assessor especial da presidência da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero durante os anos de 2003 e 2004. É assessor de movimentos sociais e educador popular. Desde 2019, é assessor do governo cubano e colabora com a FAO no Plano de Soberania Alimentar e Educação Nutricional de Cuba.

O escritor Frei Betto-(Foto: Rede Brasil Atual/Reprodução)