Coluna Fotográfica

Kelvin Marden (de Formiga/MG)

Coluna Fotográfica
Kelvin Marden é fotógrafo




Nova Associação Cultural é fundada em Formiga

 

Nesta terça-feira, dia 1 de outubro de 2024, em reunião realizada na sala de espera do Cine Josué´s Cine, na Rua General Carneiro, foi fundada a “Associação Cinema Para Todos de Formiga / MG e Região”, com sede provisória à Rua General Carneiro, 239, Centro.

A Associação tem por finalidade a difusão, implementação e execução de projetos artísticos culturais direcionados para o audiovisual, tais como, amostras de cinema e vídeo, cinema itinerante, palestras, cursos, oficinas, festivais de cinema, debates, etc.

A iniciativa de Josué Galoneti, cobre uma lacuna que havia em nossa cidade, no tocante à união de pessoas voltadas pra esse setor, tão amplamente difundido em nosso país.

Com o advento de celulares cada vez mais bem equipados tecnologicamente, a realização de vídeos, curtas e até longas metragens, além de reportagens e documentários, tem se popularizado e alastrado nos quatro cantos do mundo.

Para a composição do seu quadro de membros, foram convidadas pessoas da sociedade diretamente ligadas às artes. A composição da Associação ficou assim determinada

PRESIDENTE: Sanja Batista Galoneti / VICE PRESIDENTE: Josué dos Reis Galoneti / 1ª Secretária: Sane Batista Galoneti / 2ª Secretária: Narfia Batista Alves Torres / 1ª Tesoureira: Suena Batista Galoneti / 2º Tesoureiro: Rafael Siqueira Lopes / Diretor Técnico: Joe Bazílio Costa / Diretor de Comunicação: Paulo José de Oliveira / CONSELHO FISCAL: Alessandra Almeida Duque Valadão de Melo / Mirieli Aparecida Paim / Maria Ribeiro de Andrada e Oliveira Figueiredo.

Na ocasião, Josué, enfatizou aos presentes, a necessidade de uma associação desse porte para captação de recursos de editais culturais, que fomentam o desenvolvimento da cultura audiovisual, que estavam passando batido na nossa região, justamente por falta de uma associação, visto que a maioria dos editais não contemplam pessoas físicas nessa categoria. _Agora podemos entrar em vários editais no território brasileiro e trazer pra nossa cidade e região, muitos meios de desenvolver a cultura da imagem, distribuir renda entre os agentes diversos, promover a cultura local através de documentários, curtas, exibições, oficinas, etc. Além do mais, a formação de público é muito importante para o aumento da cadeia produtiva nesse setor. Novos agentes, técnicos, gestores, artistas e assistentes poderão surgir ao longo do tempo, o que será um ganho enorme para nossa cultura local e regional, disse Joe Bazilio durante a reunião.

_Esperamos que tudo caminhe nos conformes e que consigamos gerar bons frutos, arrematou Maria Andrada, que já foi Secretária de Cultura na gestão Aluisio Veloso.

Nos próximos meses, outras reuniões serão programadas para discussão de regimento interno, programação de ações e outros detalhes importantes para o bom funcionamento da Associação.